Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges

Estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, e divulgar as ações do banco de leite humano no Estado são algumas das ações do Dia Nacional de Doação de Leite Humano e o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, celebrados em todo dia 19 de maio e que terá programação especial no Tocantins.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, Valkíria Pinheiro, a data é um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, "um ato tão singular e importante para a vida de quem doa e principalmente de quem precisa”, diz.

Para promover o aleitamento materno e a doação de leite, o Banco de Leite do Hospital Dona Regina promoverá de 19 a 25 de maio, palestras em unidades de saúde e em escolas, roda de conversas sobre doação de leite nas recepções do Hospital, confraternização para as mães que estão com bebês internados. Também será feita distribuição de folders e cartazes para a comunidade no intuito de buscar mais doadoras.

Estoque

O banco de leite do Dona Regina está com estoque de apenas 19 litros e com demanda de oito litros por dia, com 47 bebês precisando de suplementação. “Precisamos melhorar este estoque para que possamos atender de forma plena todos os bebês que necessitam desta complementação alimentar”, destaca Valkíria.

No Estado, existem três Bancos de Leite, sendo eles em: Araguaína, Palmas e Gurupi, além de dois postos de coleta: no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, e no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional.

Quem pode doar

Toda mulher que amamenta, tem produção de leite excedente e boa saúde pode ser doadora. Para doar, a mãe só precisa ligar para o Disque Amamentação (0800-6468283), onde será feito um cadastro e o agendamento da visita do Projeto Bombeiros Amigos do Peito, quando será entregue o kit para a coleta, composto por toca, gases, máscara, materiais informativos e os frascos esterilizados. Durante a visita, os bombeiros dão toda orientação necessária sobre a coleta e a estocagem do leite.

Data comemorativa

A Lei nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015, publicada no Diário Oficial da União em 29 de dezembro, institui o Dia Nacional de Doação de Leite Humano a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de maio, e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano a ser comemorada, anualmente, na semana que incluir o dia 19 de maio.