Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ademir dos Anjos O ritual faz parte da tradição religiosa cultural do município O ritual faz parte da tradição religiosa cultural do município

A candidata ao Governo do Estado coligação Reconstruindo o Tocantins, Kátia Abreu (PDT), participou na manhã deste último domingo, 20, da Festa do Divino Espírito Santo de Natividade, a 200 km de Palmas. É nesta data que se comemora o Dia de Pentecostes que é quando a Igreja Católica celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. O ritual faz parte da tradição religiosa cultural do município e é considerada uma das principais manifestações culturais do Tocantins.

Kátia caminhou em procissão da Igreja Catedral até a Paróquia do Divino Pai Eterno. Segundo ela a mobilização da comunidade em torno do festejo comprova a importância do simbolismo religioso que o Divino representa. “É uma festa religiosa de fé, de muita convicção, é também uma característica do nosso Tocantins. Parabenizo a todos que se empenharam, a Igreja Católica e toda a sociedade que participa dessa festa religiosa maravilhosa. O Espírito Santo é merecedor de toda nossa devoção”, disse Kátia Abreu.

A programação religiosa foi presidida pelo padre Valdemir Sousa, que durante a celebração da missa falou que essa característica está “no espírito das pessoas que realizam esse evento, simples, religioso, popular. As tradições religiosas fortalecem a fé e a união de uma comunidade”.

Ao lado da candidata participaram de toda a programação o vice-prefeito de Natividade, Luizinho, o ex-prefeito Joaquim do Posto e sua esposa Antônia, o ex-prefeito de Taipas Joaquim Carlos, ex-prefeito de Natividade Tiquim, a vice-prefeita de Chapada da Natividade Edilene, ex-prefeito de Dianópolis José Salomão, o vereador de Dianópolis Tuquinha e a ex-primeira dama de Natividade Rute Sena, líderes locais e populares.