Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira O Nós Propomos é um projeto da Universidade de Lisboa, desenvolvido no Tocantins pela UFT em parceria com a Seduc O Nós Propomos é um projeto da Universidade de Lisboa, desenvolvido no Tocantins pela UFT em parceria com a Seduc

Na manhã desta segunda-feira, 21, no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, ocorreu o lançamento do livro A Extensão Universitária como Indutora à Cidadania: a Experiência do ‘Nós Propomos’. O livro é resultado de experiências do “Projeto Nós Propomos”, parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), desenvolvida nas escolas estaduais desde 2015.

O livro aborda o resultado das experiências vividas pelos estudantes da rede estadual, alunos de mestrado da UFT e servidores que participaram do Projeto, no ano de 2016. A publicação é composta por relatos, artigos e evidências das atividades desenvolvidas.

O professor doutor João Aparecido Bazolli, um dos organizadores do livro e coordenador do Projeto no Tocantins, falou sobre a ideia de produzir o livro para consolidação do projeto. “O livro é uma forma de registrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos estudantes nas escolas. Traz relatos das ideias inovadoras dos alunos e os resultados destes trabalhos, para evidenciar o esforço desses estudantes em ajudar suas comunidades”, pontuou.

A diretora de Educação e Diversidade da Seduc, Maria de Lourdes Leôncio Macedo, representou a secretária da Educação, Adriana Aguiar, e falou sobre os benefícios do projeto para a vida acadêmica e profissional dos estudantes. “O projeto oportuniza, aos estudantes, maneiras de se conhecerem, e busca abrir a mente deles para que possam entender o que é a pesquisa, a produção e, ainda, ajuda a ter uma visão acadêmica diferente. O projeto liga educação, ensino e pesquisa, preparando o aluno para a universidade, além de incentivar a cidadania e o protagonismo, ajudando as comunidades”, frisou.

O aluno Lucas Diehl, da 3ª série do ensino médio, do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, contou que está entusiasmado com o projeto e tem expectativas positivas para o ano de 2018. “O Nós Propomos é um projeto incrível. Oferece-nos espaço para pensar em soluções práticas para problemas que existem em nossa comunidade e, assim, ajudá-la. Os relatos do livro são inspiradores e mostram que somos capazes de fazer a diferença”, finalizou.

Nós Propomos

O Nós Propomos é um projeto da Universidade de Lisboa, desenvolvido no Tocantins pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). A iniciativa tem como foco ações de cidadania, sustentabilidade, inovação e é realizada com a participação de alunos do ensino médio das escolas estaduais.

O objetivo é promover a cidadania territorial, mobilizando alunos para identificarem as principais orientações do plano diretor municipal e apresentarem propostas de intervenção na quadra ou no bairro onde vivem, objetivando o desenvolvimento local sustentável.