Palmas

Foto: Regiane Rocha O Festival acontecerá entre os dias 5 a 9 de setembro no distrito de Taquaruçu O Festival acontecerá entre os dias 5 a 9 de setembro no distrito de Taquaruçu

Foi divulgada nessa segunda-feira, 21, no Diário Oficial do Município, a transferência de vagas das cotas para ampla concorrência e as orientações referentes à repescagem para os participantes do concurso gastronômico do 12º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). A publicação no Diário foi feita pela Festival Gastronômico de Taquaruçu Municipal de Palmas por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur).

O Festival acontecerá entre os dias 5 a 9 de setembro no distrito de Taquaruçu.

Na primeira fase da apresentação das preparações para degustação, os 62 melhores foram aprovados para disputa do melhor prato na sua respectiva categoria, e para completar as 70 vagas disponibilizadas para a disputa gastronômica, seguindo o que consta no  item 4.2.1 do edital do FGT, das oito vagas remanescente das cotas e/ou não atingiram o número de inscritos, ou nota suficientes para aprovação,  três delas subirão para categoria aprovados  por aproveitamento de notas, e cinco destas,  passarão pelo processo de repescagem, conforme item 8.1.12 do certame.

A categoria Prato Doce (cota Taquaruçu)  tinha três vagas disponíveis, mas somente houve dois inscritos que foram aprovados. Deste modo, uma vaga passa para a categoria Prato Doce da ampla concorrência. Já na categoria Food Truck/Trailler  (cota Taquaruçu), havia  três vagas disponíveis, que não obtiveram inscritos. Deste modo, as  três vagas passaram para a categoria Food Truck/Trailler de ampla concorrência, entretanto  somente dois inscritos encontram-se habilitados para a repescagem, sendo assim uma vaga remanescente foi transferida para a categoria Comidinha Salgada da ampla concorrência.

Outra categoria que não obteve notas para aprovação, mas havia número de inscritos suficientes, foi Prato Salgado (cota Taquaruçu), onde foram disponibilizadas nove vagas, mas só obtiveram nota suficiente para aprovação de cinco pratos. Desse modo sobraram quatro vagas para o processo de repescagem, entretanto, há somente  três inscritos habilitados para o novo processo, sendo assim,  uma vaga remanescente será transferida para a categoria Prato Salgado da ampla concorrência.

Repescagem

Conforme item 8.1.12 do edital: Será realizado um processo de repescagem conforme os critérios do item 8 do edital do FGT, para os inscritos que não atingiram a nota mínima de 70 pontos, nos casos em que o numero de vagas por categoria não foram preenchidos.

Os pratos serão novamente avaliados pelos jurados técnicos, formado por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas indicado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/Tocantins). A avaliação acontecerá na sede da Agtur, no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues, na manhã dessa quinta-feira, 24.