Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital Regional de Araguaína se prepara para receber pacientes em tratamento contra o câncer. A máquina de radioterapia havia estragado ainda em 2013 e uma nova foi adquirida, porém o novo aparelho requeria adaptação do local para funcionar e a reforma, até então, não havia sido finalizada.

Ao assumir o Governo há pouco mais de 30 dias, Mauro Carlesse determinou que todas as ações necessárias para instalação da máquina de radioterapia fossem realizadas e essas obras foram retomadas. “Não é possível que demore cinco anos para que o Governo consiga instalar uma máquina. Assim que assumi e soube da situação ordenei que a situação fosse resolvida de imediato”, frisou Carlesse.

O engenheiro responsável pela obra, Marcelo Castro, explicou que a reforma consiste no reforço estrutural do bunker, preparação e instalação de ar condicionado central e rede elétrica adequada para receber o acelerador. “É um processo muito minucioso que está sendo feito com seriedade para permitir pleno funcionamento da máquina sem correr riscos de ficar estragando e atrapalhando o tratamento dos pacientes”.

Agora, já nas fases finais, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que em um prazo de até dois meses a reforma será concluída e a empresa responsável será acionada para realizar a instalação da máquina que deve atender os pacientes que hoje precisam ir a Palmas ou até cidades de outros estados para realizarem o tratamento.

“O desconforto que o deslocamento causa para um paciente que já está enfrentando uma doença tão complicada é muito grande. Já se passou muito tempo sem tomarem as providências necessárias para atender estes tocantinenses, então a reforma da sala para receber de forma adequada a máquina de radioterapia se tornou uma das prioridades do nosso governo” ressaltou o secretário de saúde, Renato Jayme.