Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

Pequenos produtores rurais dos municípios de Augustinópolis, no norte do Estado, e Miranorte, na região central, receberão nessa quarta-feira, 6, ações do projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos. O projeto é desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), associações de revendas de agrotóxicos e prefeituras municipais.

O presidente da Adapec, Alberto Rocha destacou a importância da ação para atender os pequenos produtores rurais e a retirada das embalagens vazias de agrotóxicos do campo. “Este projeto visa facilitar o acesso dos pequenos produtores rurais aos locais de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, pois muitos destes, não têm condições de se deslocarem até um dos postos para fazer a entrega das embalagens, além disso, estamos promovendo junto com os parceiros uma destinação correta destas embalagens, conforme prevê a legislação”, destacou o presidente.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos, Juliano Milhomem disse que o projeto já esta consolidado no calendário dos pequenos produtores rurais de vários municípios do Tocantins. “O RI já faz parte do calendário dos pequenos produtores rurais, em várias regiões do Estado, mas queremos conclamar aos agricultores dos municípios de Miranorte e Augustinópolis que recebem amanhã nossas ações, para que aproveitem a oportunidade e façam a devolução das embalagens nos locais de recebimento”, enfatizou Juliano.

Em Augustinópolis os produtores rurais poderão devolver suas embalagens no Parque de Exposição Agropecuária, e em Miranorte, o ponto de recebimento será também no Parque de Exposição Agropecuária da cidade.    

Segundo a supervisora da área vegetal da regional da Adapec de Araguatins, Érica Caetano, a Agência vem realizando nos últimos três meses um trabalho de sensibilização junto aos produtores rurais com palestras, visitas às propriedades com orientações sobre uso correto e seguro de agrotóxicos e tríplice lavagem das embalagens. A surpervisora disse ainda que no ato da devolução os agricultores receberão comprovantes da entrega.

Este ano, pequenos produtores rurais de 16 municípios tocantinenses serão beneficiados com edições do projeto de RI.