Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de aprimorar a tropa para realizar prevenção e salvamentos nas praias, o Corpo de Bombeiros está sendo ministrado em Palmas e em Araguatins, região norte do Tocantins, o Estágio de Salvamento Aquático (Esaq). O curso tem duração total de 45 horas aula e ocorre durante todo o dia dividido em dois períodos: de 04 a 08 de junho e de 11 a 15 de junho com a participação total de 65 bombeiros militares que atuarão nas principais praias do Estado.

Na capital, além dos bombeiros que atuam no 1º Batalhão também participam os bombeiros de Colinas do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi, Dianópolis e Paraíso do Tocantins. Na região norte, o curso é realizado para os militares da 3ª Companhia de Araguatins/TO e do 2° Batalhão de Bombeiros Militar de Araguaína.

O estágio envolve testes de nivelamento com provas práticas de natação, corrida, abdominal, barra fixa, flexão de braço no solo e atendimento pré-hospitalar, incluindo a instrução da Teoria Geral do Salvamento Aquático e Primeiros Socorros.

O treinamento também envolverá salvamento aquático em piscinas e rios com uso de embarcações e materiais de resgate, em que serão desenvolvidos simulados com vítimas em situação de afogamento para melhor preparar os bombeiros para as situações reais que poderão encontrar durante de o período de veraneio no Estado.