Esporte

Foto: Elias Oliveira Escolas públicas e particulares de Palmas participam dos Jets Escolas públicas e particulares de Palmas participam dos Jets

Palmas, Porto Nacional e Dianópolis sediam, a partir desta quarta-feira, 6, as etapas regionais dos Jogos Estudantis do Tocantins e Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets), maior competição escolar do Estado promovida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). São mais de dois mil estudantes de escolas públicas e particulares inscritos nas três regionais para disputas em sete modalidades esportivas: futsal, handebol, voleibol, xadrez, tênis de mesa, atletismo e vôlei de praia.

Na regional de Palmas, que recebe alunos atletas para competições nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, estão inscritos mais de 900 estudantes. Os jogos na Capital serão realizados na pista de atletismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com início às 7h30 desta quarta-feira, além da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, Colégio Ulbra e Colégio da Polícia Militar (Unidade II).

Em Dianópolis, região sudeste do Estado, a solenidade de abertura é às 10 horas, no Colégio João de Abreu, com desfile das delegações e apresentações culturais e esportivas. A Regional de Dianópolis conta com cerca de 750 alunos em disputa de unidades estudantis de nove municípios.

Já em Porto Nacional, a abertura é às 16 horas, na Escola Estadual professora Alcides Rodrigues Aires. Na disputa, estão aproximadamente 450 alunos atletas de 13 municípios jurisdicionados à Diretoria Regional de Educação.

Etapas Estaduais

Os campeões das fases regionais dos Jets classificam-se para as etapas estaduais, a serem disputas em Palmas. As modalidades coletivas da categoria 12 a 14 anos e os Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets), 12 a 17 anos, serão realizados de 20 a 24 de junho. A etapa estadual dos esportes coletivos, na categoria 15 a 17 anos, está programada para ocorrer entre 26 e 30 de junho. Já as modalidades individuais, na categoria de 12 a 14 anos e na de 15 a 17 anos, serão disputadas de 18 a 21 de outubro.

Finais

Os campeões dos Jets e classificados dos Parajets vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude de 2018. As modalidades coletivas passam por uma etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, em Manaus, de 19 a 23 de setembro. A fase Nacional, com as modalidades coletivas e individuais, ocorrerá em Natal (RN), de 12 a 25 de novembro.