Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

O tradicional Arraiá da Amizade, que já consolidou Gurupi como o polo do São João no Tocantins, será lançado nessa quinta-feira, 7, às 20h no Uniclube. O lançamento contará com a apresentação da programação oficial e o mapa da 18ª edição do Arraiá. O evento é uma realização da Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o projeto Cultura e Arte por toda parte.

Além da divulgação de toda a programação oficial, o lançamento do Arraía da Amizade 2018 contará também com a animação de Tonhão do Acordeon e da Banda Xamego Meu com participação do Alan dos Teclados.

O Arraiá da Amizade 2018 acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de junho. Uma das novidades para esse ano é a mudança do local do evento. Antes realizado na Praça Henrique Santana do Centro Cultural Mauro Cunha, em 2018 o Arraiá da Amizade acontecerá na Avenida Pará em frente ao Centro Administrativo do Centro Universitário UnirG, mesmo local do Carnaval.

“Neste ano contaremos com a participação de quadrilhas de Gurupi e cidades vizinhas e estamos democratizando cada vez mais o Arraiá da Amizade, proporcionando a participação de grupos que alcançam as comunidades dos mais variados bairros da cidade”, afirmou a secretária municipal de Cultura e Turismo Zenaide Dias Costa.

Arraiá Itinerante

Com a proposta de disseminar a programação de São João em vários Bairros da cidade, o prefeito de Gurupi Laurez Moreira determinou que fossem realizados os Arraiás itinerantes durante todo o mês de junho, para animar as comunidades de setores que atendem várias regiões do município, incluindo o povoado Trevo da praia.

O Arraiá Itinerante vai de encontro à proposta do projeto Cultura e Arte por toda parte, do programa Desenvolve Gurupi. O objetivo do projeto é fomentar a arte e a cultura por todo o município.

As datas, setores e atrações artísticas do Arraiá itinerante serão divulgados durante o evento de lançamento do Arraiá da Amizade 2018.

Artesanato e Turismo

O artesanato de Gurupi terá um espaço reservado para os artesãos gurupienses exporem e comercializarem seus artigos e peças produzidas no município. O Turismo também marcará presença para divulgar as potencialidades turísticas de Gurupi e mostrar a cidade como polo de distribuição de turismo na região Sul do Estado.

“É uma ótima oportunidade para os artesãos gurupienses divulgarem seu trabalho e mostrarem a força da nossa cultura e arte. A rica programação cultural de Gurupi atrai muita gente de fora e o turismo irá expor as potencialidades do município nesse setor”, explicou Zenaide.