Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Divulgação olimpíada fase estadual Araguaína Divulgação olimpíada fase estadual Araguaína
  • Simulado Olimpíada 2016

Dividida em seletivas realizadas por todo País, a maior competição internacional de profissões do mundo, a WorldSkills, chega ao Cetec/Senai em Palmas para selecionar o representante brasileiro da disputa na ocupação de Soluções de Softwares para Negócios, de 11 a 15 de junho. Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial dos estados de Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe disputam a vaga para representar o Brasil na etapa internacional da WorldSkills que acontece em 2019 na Rússia.

A abertura do evento acontece na próxima segunda-feira, 11/06, às 8h30, no auditório do Cetec/ Senai em Palmas com a presença do representante do Senai Nacional, Elisie Coelho Lima e da diretora regional do Senai Tocantins, Márcia Rodrigues. O evento contará ainda com palestras gratuitas na programação abordando os temas Internet das Coisas (12/06 às 19h30), Nova Economia – Indústria 4.0 (13/06 às 19h30), Profissional do Futuro (14/06 às 14h30) e Energia Fotovoltaica (14/06 às 19h30). As palestras são abertas à comunidade e será emitido certificado de participação.

A competição segue nos dias 12/06, 13/06, 14/06 e encerra na sexta-feira, 15/06. Durante este período, os competidores executam uma prova com tarefas relacionadas à ocupação em disputa, neste caso o desenvolvimento de um software, observados por avaliadores da área. Ao final, é feita a avaliação do produto entregue e o competidor com a maior pontuação, conferida por meio da análise dos aspectos técnicos e de qualidade do projeto, segue na competição com treinamentos para a fase internacional. O Tocantins não possui competidores na ocupação Soluções de Softwares para Negóciosem disputa em Palmas.

Os participantes da seletiva nacional da WorldSkills já superaram os desafios da etapa Escolar e Estadual integrantes da preparação brasileira para a competição denominada Olimpíada do Conhecimento (OC). A OC foi criada em 2001 e avalia o ensino técnico do Senai, demonstra a qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira, além de proporcionar a troca de conhecimento sobre novas tendências nos processos industriais e dos perfis profissionais exigidos pelo mercado de trabalho.

Competidores do Tocantins

O Senai Tocantins possui cinco competidores em treinamento e já na disputa em seletivas nacionais em diferentes estados: a Ana Kárita na ocupação de Design Gráfico (de 03 a 08/06 em Goiânia/GO), o Guilherme Teillon em Pintura Decorativa (10 a 15 de junho em Porto Velho/RO), a Jessica dos Santos que vai disputar em Tecnologia da Moda (15 a 20 de julho em Blumenau/SC), o Rodrigo Nunes em Instalações Elétricas Prediais (09 a 14 de setembro em Campo Grande - MS) e o Uanderson Sousa em Sistemas Drywall e Estucagem (11 a 17 de agosto em Aracaju/SE).

Competidores seletiva em Palmas

AL - Davi Gonçalves da Silva

DF - Fellipe Sousa de Mendonça

ES - Edson Vieira Ribeiro

MA - Alberth da Silva Lima

MG - Luiz Emanoel Batista Moreira

PR - Gabriel Mello de Oliveira

RJ - Wendel Correia Barbosa Junior

RO - Teyllor Kennedy Pinto Alves da Silva

SC - Gabriel Panca Ribeiro

SE - João Gabriel Fontes Rezende