Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, a Hemorrede Tocantins realizará na quinta-feira, um café da manhã em homenagem aos 155.860 doadores cadastrados em todo o Estado. A programação faz parte das atividades do Junho Vermelho, que visa incentivar e intensificar as doações de sangue em todo o País. 

A doação de sangue ainda é considerada um problema de interesse mundial, pois embora com toda a evolução tecnológica, não há nenhum substituto para o sangue. No Brasil, o percentual médio de doadores de sangue é cerca de 2% da população conforme dados oficiais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que de 3 a 5% da população de um país seja doadora para que se mantenham regulares os estoques de sangue. Em 2016, a taxa de doação de sangue no Tocantins teve um valor médio de 1,46% da população do Estado. Em 2017, a taxa de doação de sangue foi de 1,58%, de acordo com dados de produção da Hemorrede do Tocantins.

Segundo a superintendente da Hemorrede, Pollyana Gomes, o órgão tem a felicidade de contar com tantos voluntários que ajudam a atender todas as demandas. “Somos responsáveis por abastecer hospitais públicos e privados e todos os doadores são extremamente importantes para que consigamos fazer isso com êxito”, afirmou, acrescentando que “eventos como este são um pequeno gesto para dizermos obrigada!”.

A Hemorrede é responsável por 100% das coletas de sangue no Tocantins e atende tanto leitos públicos quanto privados. São 66 hospitais atendidos em todo o Estado, em torno de 3 mil leitos.

A programação segue ainda na quinta-feira, 14, às 17 horas, com a realização de uma blitz educativa, na Avenida JK, em Palmas, para incentivar a população a ser doadora de sangue.

De acordo com dados da Gerência Técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas, de  janeiro a maio deste ano, foram realizadas 10.200 doações, uma média de 2.040 por mês. Em 2017, foram coletas 24.466 bolsas de sangue no Tocantins, tendo sido produzidos 61.452 hemocomponentes para atendimento da demanda hematológica do Estado.

Como doar

O candidato à doação deve estar com boa saúde, apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 60 anos de idade (jovens entre 16 e 17 anos podem ser aceitos como candidatos a doação de sangue, com o consentimento formal assinado pelo responsável legal, que deve estar presente no ato da primeira doação) e pesar no mínimo 50 kg.