Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

Foto: Divulgação Adapec

Os produtores rurais do Projeto de Irrigação São João, localizado no município de Porto Nacional e dos municípios de Araguatins, Buriti do Tocantins e Axixá do Tocantins, na região do Bico do Papagaio terão esta semana, a oportunidade de realizar a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos. O projeto é realizado em parceria pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), associações de revendas, prefeituras e sindicatos rurais.

No Projeto São João, a ação acontecerá nessa quarta-feira, 13, no galpão da EIT, no período das 8h às 16h. Já nos municípios da região norte, os produtores rurais de Araguatins estão devolvendo hoje as embalagens de agrotóxicos, no Parque de Exposição Agropecuária da cidade. No dia 15 o projeto chegará ao município de Buriti do Tocantins, no Posto Sampaio e no dia 16, será a vez de Axixá, no parque ferro Lata. Em todos os municípios do norte as ações ocorrerão no mesmo horário. 

O vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu destacou o trabalho de educação sanitária que a Agência vem realizando em todo o estado sobre uso correto e seguro de agrotóxicos. “Este projeto é importante porque, além de retirar o passivo que está no campo com os pequenos produtores rurais, ele nos possibilita fazer um trabalho de educação sanitária junto a este público sobre uso correto e seguro de agrotóxicos, por meio de palestras e visitas às propriedades para a mobilização”, ressaltou Lenito.

O responsável técnico pelo Programa de Agrotóxicos, Juliano Milhomem explicou que o recolhimento itinerante (RI) é uma modalidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos que tem como objetivo facilitar o acesso dos pequenos produtores rurais à devolução. “Esta ação é de grande importância para a retirarmos do campo as embalagens vazias de agrotóxicos que estão com os pequenos produtores rurais e que não dispõem de um local próximo para fazer esta devolução”, disse Juliano.

A Adapec relembra os produtores para que não percam a oportunidade de fazerem a devolução, contribuindo com o meio ambiente e evitando possíveis multas, em casos destas embalagens estarem na propreidade há mais de um ano.

No ato da entrega, os agricultores receberão os comprovantes de devoluções das embalagens, que em seguida serão transportadas com segurança para as centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos.