Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Nessa terça-feira, 19, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme. Quem tem a doença precisa de acompanhamento médico regular durante toda a vida. “Sabemos que ainda existem uma grande parte da sociedade que ainda não conhece a doença falciforme, e essa falta de informações engloba até mesmo uma maioria dos próprios servidores da saúde. Quem tem a doença sente certa dificuldade no meio social a exemplo disso podemos citar a educação” destacou a vice- presidente da Associação de Falcêmicos do Tocantins, AFETO, Velma Inácio.

Ainda segundo ela, nas escolas, por exemplo, os alunos que tem a doença sentem dificuldade em seu desenvolvimento escolar por apresentar uma variedade de sintomas causados pela Doença Falciforme, que muitas vezes faz o aluno se ausentar das aulas o que prejudica seu rendimento escolar.

As manifestações clínicas da Doença Falciforme diferem de indivíduo para outro, mas elas são as principais responsáveis por dificultar a vida escolar da pessoa com a anemia falciforme, já que para minimizá-las é necessário que haja acompanhamento médico, repouso, algumas vezes transfusões de sangue.

Teste do pezinho

A doença é diagnosticada precocemente através do teste do pezinho, que possibilita acompanhamento médico especializado já nas fases iniciais de desenvolvimento, o que pode contribuir com a melhora na qualidade de vida do doente, por isso o teste do pezinho é fundamental para obter melhor qualidade de vida e deve ser feito na primeira semana de vida do bebê.

Já em qualquer idade de vida da pessoa, o diagnóstico da doença falciforme pode ser obtido por meio do exame de sangue eletroforese de hemoglobina que detecta o traço ou a doença.

Programação

Nesta terça feira, 19, dia em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, a equipe da AFETO irá  realizar um bazar com intuito arrecadar fundos para a construção de sua sede.

No dia 20 os acadêmicos de Enfermagem da Ulbra foram convidados para uma roda de conversa e discutirem assuntos relacionados à doença na escola municipal Beatriz Rodrigues, às 8h.

“Os acadêmicos terão todos os suportes por parte da AFETO com relação as informações e conhecimento sobre a Doença Falciforme desde suas complicações e a prevenção para obter uma qualidade de vida.” reiterou a vice presidente da AFETO, Velma Inácio.

A Doença

A Doença Falciforme é crônica, acomete os glóbulos vermelhos que assumem o formato de foice em determinadas situações e morrem prematuramente, causando dentre outras coisas, obstrução do fluxo sanguíneo e crises intensas de dor e complicações em praticamente todos os órgãos do corpo. 

As pessoas com Doença Falciforme recebem dos pais genes de uma hemoglobina conhecida como hemoglobina S, ou seja, elas são SS. Elas apresentam sintomas como dores fortes nos ossos, dores articulares, fadiga intensa, atraso no crescimento, tendência às infecções, problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.