Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcos Veloso

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, assinou na manhã desta terça-feira, 19, um termo de cooperação técnica com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC). O Termo visa à formação de brigadas de combate a incêndios florestais no município e região.

“Precisamos reforçar o máximo que pudermos a luta contra os incêndios florestais, tanto na prevenção quanto no combate, garantindo assim a preservação do meio ambiente e consequentemente qualidade de vida à população”, disse o prefeito Laurez Moreira durante a assinatura do termo em seu gabinete.

Segundo o Major Maxuell dos Santos, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar em Gurupi, a Prefeitura contratará os brigadistas e o Corpo de Bombeiros oferecerá a capacitação e formação deles, além da atuação em conjunto. “Os brigadistas ficarão no nosso quartel e todas as ocorrências de incêndios florestais que houver no município de Gurupi eles poderão atuar junto com os efetivos do corpo de bombeiros”, afirmou.

O comandante acrescentou ainda a importância desta parceria para combater os incêndios florestais e garantir qualidade de vida as pessoas. “Isso mostra a responsabilidade e o compromisso do prefeito Laurez com a população local, uma vez que os incêndios florestais, por mais que aconteçam em locais específicos, eles prejudicam toda a comunidade e essa parceria faz com que nossas ações sejam feitas de forma mais eficiente”, completou.

Dentro dos objetivos do termo estão ações específicas, tais como:

- Capacitação e instalação da brigada municipal;

- Campanhas educativas preventivas no âmbito municipal, com ênfase nas queimadas rurais e urbanas em todos os níveis;

- Reduzir a incidência de focos do calor promovendo queimadas controladas;

- Incentivar a substituição do uso do fogo como instrumento de manejo do solo,

- Reduzir a incidência de fogo no Tocantins;

- Buscar alternativas para as atividades econômicas da região, que não utilizem o fogo e propiciem o rendimento ao produtor, garantindo a sustentabilidade ambiental;

- Contribuir com a qualidade de vida da população.