Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Governo do Tocantins

Foto: Governo do Tocantins

Ações em defesa do meio ambiente, realizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), na AgroAlmas, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e agricultores, na região Sudeste, foram premiadas na noite dessa terça-feira, 19, no Palácio Araguaia, em Palmas. O evento Prêmio Mérito Ambiental foi promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A premiação que está em sua segunda edição, teve como objetivo destacar e estimular ações voltadas às boas práticas ambientais, reconhecendo iniciativas implantadas em todo Estado.

De acordo com João Filho, chefe da unidade local do Ruraltins do município de Almas, o órgão concorreu a premiação com práticas em defesa do meio ambiente, implantadas na Fazenda Laço de Ouro e na AgroAlmas 2018. “Entre os 52 projetos inscritos, foram selecionadas as 10 melhores práticas ambientais. Das 10, o Ruraltins e o agricultor Neison Gomes, foram contemplados, recebendo a premiação, na categoria boas práticas sustentáveis. O agricultor premiado é acompanhado pelo Ruraltins e recebe assistência técnica e extensão rural há muito tempo. Ele é proprietário da Fazenda Laço de Ouro”, afirmou João Filho, acrescentando que a prática ambiental vencedora vêm sendo trabalhada há mais de quatro anos, dentro do Projeto AgroAlmas 2018, realizado pelo Ruraltins e diversos parceiros, no município de Almas.

João Filho contou que esta é a segunda vez que agricultores atendidos pelo Ruraltins recebem esse tipo de premiação e que o trabalho desenvolvido com o agricultor Neison Gomes, de Almas, tem como foco a adoção de tecnologias sustentáveis, dessa forma promovendo o bom desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da propriedade, especialmente no que se refere à recuperação de pastagens degradadas, a exemplo da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), com sistema de plantio direto.