Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Governo do Tocantins A equipe representou o Tocantins em São Paulo A equipe representou o Tocantins em São Paulo

A delegação tocantinense que participou da 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que ocorreu em Sumaré (SP), dos dias 15 a 19 de junho, retornou ao Tocantins nesta quarta-feira, 20.

Durante os cinco dias de evento, a delegação do Tocantins apresentou 14 projetos voltados para o fortalecimento da educação ambiental com foco na preservação da água. Com a socialização dos trabalhos, foram realizadas oficinas, atividades culturais e diálogos a fim de proporcionar uma sociedade mais comprometida e responsável. Neste ano, todos os projetos apresentados trabalharam o tema: “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”.

David Lucas Milhomem Fernandes, estudante da Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, participou da etapa nacional em Sumaré. O estudante do 7º ano do ensino fundamental abordou sobre o “Desperdício de água no ambiente escolar”. O pai do aluno, Antônio Fernandes de Sousa, destacou o orgulho em ver o filho participando do projeto, representando o Tocantins. “Estou muito feliz em ver o David colhendo frutos de sua dedicação. Com ajuda dos professores ele tem se dedicado e evoluído na vida escolar”, contou.

Também de Araguatins, Renan Cauê Barbosa teve o seu projeto selecionado para a etapa nacional. Aluno da Escola Estadual Osvaldo Franco, Renan frisou a honra em participar da Conferência. “Aprendi muito nestes dias, conheci pessoas, fiz novos colegas e jamais vou esquecer essa experiência”, Renan Cauê apresentou um projeto de Revitalização do córrego Brejinho no Setor Irial na cidade de Araguatins.

O professor Eliabe Antônio Miguel ressaltou que a unidade tem buscado sempre melhorar a qualidade do ensino, sendo que os conteúdos acompanham sempre valores que trabalham questões sociais, econômicas, familiares, a postura do cidadão. “A presença de um de nossos alunos nesse grande evento demonstra que o investimento em educação vale a pena. Estamos sempre focados no sucesso dos nossos alunos”, comemorou o professor.

Empolgado, o diretor Regional de Educação (DRE), Paulon Rodrigues, destacou a felicidade da equipe com o resultado da Conferência Estadual. O gestor frisou que a Regional obteve maior número de selecionados.  “Nós ficamos muito contentes em ver a alegria e empolgação dos alunos. Era notório o envolvimento das equipes, o que elevou a autoestima dos estudantes. A seleção para a etapa nacional é também um meio de oportunizar àqueles que não têm condições para realizar uma viagem para trocar experiência, conhecer pessoas e aprender. O resultado do trabalho dos estudantes é fruto de uma equipe comprometida, tanto nas escolas quanto na regional, que dão o melhor suporte a todos”, comentou.

Com o Projeto “Água na escola, uso consciente”, a aluna do Colégio Estadual Joaquina Maria Silva, em Esperantina conquistou uma das vagas para Sumaré. Em sua apresentação, a estudante de 14 anos, Emily Leal Abreu, abordou sobre as chuvas e nascentes do município. Emily Abreu enfatizou que o projeto tende a trabalhar uma escola sustentável, com a captação das águas da chuva, utilizando um sistema instalado no telhado e na quadra poliesportiva.

Cíntia Kícila Barbosa Silva, diretora da escola, contou que, na etapa da Conferência na Escola, todos os estudantes e servidores participaram. “O reconhecimento do nosso trabalho, da dedicação é muito importante para incentivar o desenvolvimento de muitas outras ações pedagógicas, além de formar alunos cidadão participativos e conscientes”, afirmou.

Participação

Em Sumaré (SP), participaram mais de 450 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo o país. Os selecionados participaram das etapas nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais.

Representaram o Tocantins os estudantes: Letícia Faria Rocha, da Escola Estadual de Muricilândia; Rafael Amorim Gomes Pereira, do Colégio Estadual Guilherme Dourado; Nicoly Angélica Alves Costa, do Colégio Estadual Irio Oliveira Souza; Emily Leal Abreu, do Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva, de Esperantina; Renan Cauê Barbosa Batista, da Escola Estadual Osvaldo Franco, Araguatins; David Lucas Milhomem Fernandes, da Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, Araguatins; Sthanlley Shindler da Silva, do Colégio Estadual Loênidas Gonçalves Duarte de Araguatins; Charles Henrique Ferreira Pereira, da Escola Batista Foreman, de Dianópolis; Luiz Felipe de Souza Alves, do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, em Colmeia; Ana Beatriz Moreira Santos, do Colégio Estadual Nazaré Nunes de Aguiarnópolis; Dilva de Oliveira Fernandes Apinajé, da Escola Indígena Tekator, de Tocantinópolis; Luiz Vitor Lima Montoro, da Escola Estadual Professora José Carneiro de Brito  de Tocantinópolis; Sophia de Souza Rodrigues, do Centro de Ensino Médio Diaconízio da Silva, de Paraíso, e Izabel Peixoto Avelino, da Escola Estadual Entre Rios de Palmas.