Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Ascom/Consed O ministro Rossieli Soares participou da II Reunião Ordinária do Consed, em São Paulo O ministro Rossieli Soares participou da II Reunião Ordinária do Consed, em São Paulo

O Tocantins está representado na II Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) pela secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes e Lazer (Seduc), Adriana Aguiar. No encontro, que teve início na última segunda-feira, 25, e segue até esta terça-feira, 26, tem como objetivo promover um debate sobre o Ensino Médio e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Todas as contribuições para a BNCC podem ser feitas até as 23h59 do dia 29 agosto, data da última audiência pública a ser realizada pelo Consed, em Brasília.

Durante a II Reunião Ordinária do Conselho, o ministro da Educação, Rossieli Soares, destacou a participação efetiva dos educadores na construção da Base Nacional Comum Curricular. Sobre o Tocantins, o mandatário do MEC ressaltou o empenho de todos os educadores do mais novo Estado brasileiro para a elaboração do documento que norteia a educação básica do país.

“Sei que os educadores estão fazendo um grande trabalho na elaboração de documentos importantes, inclusive na revisão curricular. A construção sobre o olhar na Base Nacional Comum foi muito importante, pois estamos tendo uma discussão fundamental para a base do ensino médio e precisamos muito desse olhar do Tocantins”, destacou Rossieli Soares.

Já a secretária Adriana Aguiar, que representa o Tocantins no encontro promovido pelo Consed, destacou a importância das discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular e a reformulação no currículo do Ensino Médio, promovida em todo o Brasil. “Participar dessas discussões tem sido muito importante para o nosso ensino público, sobretudo para o ensino médio. Para o Tocantins, é fundamental trazer a nossa contribuição com ideias e discussões sobre essa mudança que irá impactar diretamente o currículo dos nossos alunos”, completou.