Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Sistema OCB/Sescoop

Será realizado mais uma edição da celebração do Dia de Cooperar no Parque Cesamar. Nesse sábado, 30, das 17h às 20h, o tradicional encontro das cooperativas tocantinenses espera reunir cerca de mil pessoas. Com o apoio do Sistema OCB/Sescoop-TO, este é o local ideal para se trabalhar o conceito de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente de forma integrada.

Na ocasião, serão oferecidos serviços gratuitos e variados, como dicas para uma vida saudável, aferição de pressão e glicemia, ações de educação cooperativista, cidadania, recreação, além de apresentações artísticas, entre outras atividades.

Serão sete cooperativas levando muitas atividades aos participantes, celebrando as iniciativas transformadoras realizadas durante todo o ano. Além de Palmas, durante os meses de junho, julho e agosto, serão várias celebrações do Dia de Cooperar em todo o estado, com a expectativa de que mais de sete mil pessoas sejam beneficiadas por meio do trabalho de 1.500 voluntários.

O Dia C é um movimento nacional de estímulo à realização de iniciativas voluntárias, contínuas, transformadoras e efetivas, em todos os municípios brasileiros. A meta deste ano é beneficiar mais de um milhão de pessoas em todo o país com projetos contínuos e contribuir ainda mais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Dia Internacional do Cooperativismo

A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) celebra o Dia Internacional do Cooperativismo desde os anos 20. Mas no Brasil, o modelo cooperativo só começou a avançar em meados do século XIX. Assim, a data só foi instituída e adotada oficialmente a partir de 1994, representando a confraternização de todos os povos ligados ao cooperativismo e sendo comemorado no primeiro sábado de julho de cada ano. Neste ano, em função da Copa do Mundo, será celebrado em 30 de junho.

Kit Voluntário

Durante a celebração em Palmas, cada voluntário receberá um kit que traz o conceito de sustentabilidade em sua pegada. O kit é composto por um ecocopo (com o objetivo de evitar a utilização de copos de plástico) e um lápis-semente na ponta, com plantas frutíferas ou medicinais, para ser plantada após o uso. Além disso, o kit traz uma camiseta, um boné e pulseiras com o tema do evento ”Atitudes simples movem o mundo”.