Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A celebração do Dia de Cooperar este ano, em Palmas, já tem data e horário marcados. Será no dia 6 de julho, no bairro do Taquari, das 8h30 às 11h30, na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros. Com a expectativa de reunir 2,5 mil pessoas, sete cooperativas e 150 voluntários estarão à frente da oferta de diversos serviços gratuitos de cidadania, educação, lazer, saúde e beleza.

Além das atividades a serem realizadas, as cooperativas também deixarão uma marca duradoura do movimento na comunidade, através da reforma da quadra de esportes, que hoje encontra-se em estado precário e sem iluminação, e a revitalização da horta da escola.

Transformação

As cooperativas, presentes em todo o País, contribuem com a transformação das realidades ao estimular o desenvolvimento sustentável e fazer a parte delas na construção de um mundo mais justo, feliz e equilibrado. Por isso, o cooperativismo brasileiro realiza anualmente diversas iniciativas de responsabilidade social em todo país. Por meio do movimento Dia de Cooperar (Dia C), as cooperativas já realizaram mais de 10 milhões de atendimentos, beneficiando milhões de pessoas em dez anos.

E agora, em 2019, as iniciativas continuam e, para comemorar o sucesso alcançado, as cooperativas, com o apoio do Sistema OCB/TO, realizarão no Dia Internacional do Cooperativismo, 6 de julho, a celebração deste grande movimento. Em Palmas, o Dia C será realizado com a participação das cooperativas Unimed Palmas, Sicredi União MS/TO, Sicoob Credipar, Sicoob UniCentro Brasileira, Coopanest, Frísia e Coopsget.

Segundo o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, o cooperativismo trabalha na linha de frente do desenvolvimento socioeconômico do país. “Celebrar as importantes conquistas que tivemos nos últimos dez anos é a prova de que precisamos acender a fagulha do cooperativismo nas pessoas que estão à nossa volta’’, declara.

Dona Regina

Um exemplo deste esforço das cooperativas na transformação de realidades, aconteceu em Palmas, no sábado (29), pela manhã, quando o Sicredi fez a entrega da reforma do Espaço Humanitário das Mães de recém-nascidos do Hospital Dona Regina e a distribuição de roupas e fraudas. A iniciativa chamada “Amor que Transforma” conta com o trabalho voluntário de colaboradores e associados da cooperativa.

Números

Em 2018, em todo o Brasil, 1.706 cooperativas, com o apoio de quase 120 mil voluntários, dedicaram tempo, talento e trabalho para beneficiar mais de 2,2 milhões de pessoas com iniciativas que melhoram a qualidade de vida, a saúde, a educação, o meio ambiente e que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre o Dia C

O Dia C é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas. Dez anos após sua criação, o movimento já faz parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro e transforma realidades em todo o Brasil.