Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Eidimarques Vaz/Dornil Sobrinho

Com a chegada de julho, período de férias e praias, Porto Nacional se prepara para mais uma alta temporada. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Secult), a partir desse final de semana vai dar o pontapé inicial da “Temporada Porto Verão 2018”, que traz eventos variados, envolvendo a cultura regional, o esporte e entretenimento.

A temporada segue até 31 de julho com shows regionais e nacionais aos finais de semana. O Porto Verão começa no sábado com Ageu e Rodrigo na Praia de Porto Real. No domingo, o cantor Théo Santana conhecido pela música Gueri Gueri, animará o público. Em Luzimangues, a animação será com o show do Forró Capim do Cerrado no sábado. No domingo, o show é da dupla Ageu e Rodrigo.

Consideradas uns dos principais atrativos turísticos da Região Norte, e fonte de renda para o comércio local, a expectativa é de receber um grande fluxo de visitantes de todo Brasil, fomentando assim a economia portuense. A Prefeitura vai oferecer duas praias, Porto Real e Luzimangues, com infraestruturas diferenciadas, para bares e restaurantes, palco, camarins, banheiros químicos, espaço para prática esportiva e área para camping. A Secretaria da Infraestrutura fez um amplo trabalho de limpeza e organização do espaço.

Turismo

Otimista com o turismo local, o presidente da associação dos barraqueiros, Zeca Rufo agradeceu o apoio e parceria da administração municipal, e ressaltou que os barraqueiros estão empenhados para receber a clientela. “Acredito que a temporada será positiva como foi no ano anterior, fomentando a economia da cidade. Já mostramos que temos potencialidades e a Praia Porto Real é permanente, o que nos fortalecem como uma opção de atrativo turístico”, explicou.

A segurança é feita por equipe do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal. A Prefeitura cumpriu todos os requisitos que envolvem sinalização de áreas de banho, áreas de embarque, placas e bandeiras indicatórias aos banhistas.

“A gestão está com a estrutura toda pronta para promover a segurança e qualidade de lazer dos visitantes, turistas e famílias portuenses. Contamos com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal, dos serviços necessários da Saúde, dos bombeiros civis, da Associação dos Barqueiros, Associação dos Barraqueiros, e toda a Prefeitura”, informou o secretário da Cultura, Arnaldo Bahia. A temporada está sendo feita totalmente com recursos próprios do Município.

Programação Variada

Durante a temporada, a gestão municipal irá promover diversos shows, além de uma vasta programação cultural e esportiva. A Secretaria Municipal do Esporte organizará uma série de atividades para que os turistas tenham uma agenda cheia durante o período. Secretaria da Saúde e Secretaria da Assistência Social também farão ações durante a temporada.

O prefeito Joaquim Maia abrirá oficialmente dia 7 de julho a Praia de Luzimangues, e dia 8, a Praia Porto Real.