Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Município está entre as duas mil melhores cidades do Brasil

Município está entre as duas mil melhores cidades do Brasil Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Município está entre as duas mil melhores cidades do Brasil Município está entre as duas mil melhores cidades do Brasil

A cidade de Pedro Afonso, localizada a 206 km de Palmas, chamou a atenção, mais uma vez, pelos excelentes resultados em gestão e desenvolvimento humano, durante a divulgação do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal 2018.

O estudo, divulgado na quinta-feira, 28, apresentou os dados relacionados aos anos de 2014, 2015 e 2016, referente às áreas de emprego e Renda, Saúde e Educação. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal varia de zero a um, sendo um, os municípios com maiores níveis de desenvolvimento.

De 2014 ao ano de 2016, o município de Pedro Afonso deu um salto em resultados positivos, saindo do índice de 0.6701, que a colocava em 2909º lugar na lista entre todos os municípios brasileiros e na posição 51° no ranking estadual, para o 0.7098, o que representa um avanço nas políticas públicas relacionadas às áreas analisadas pelos indicadores.

Com a nova avaliação o município subiu 40 posições no ranking estadual, ficando em 12° lugar. Já em comparação a outros municípios brasileiros, Pedro Afonso, ultrapassou mais de 900 municípios, estando entre as duas mil cidades com melhores taxas de desenvolvimento do país. Um dos destaques está o índice de emprego e renda, que evoluiu de 0.4488 para 0.5759, um crescimento de cerca de 30%.

Para o prefeito Jairo Mariano o bom desempenho do município reflete de forma positiva as ações do executivo municipal. “Isso mostra que estamos traçando políticas públicas de formas cada vez mais concretas, atendendo as demandas da comunidade e principalmente atingindo aquilo que temos como prioridade, que é o desenvolvimento da cidade caminhando junto com a qualidade de vida da população”, frisou Jairo Mariano.

Jairo Mariano, que preside a Associação Tocantinenses de Municípios (ATM), destacou ainda que o foco da gestão é continuar a investir em ações que possibilite a melhoria da qualidade de vida da comunidade.  “Nosso objetivo é continuar a investir no município, para que possamos, um dia, ter uma cidade com índices ainda mais expressivos. Mas além dos números queremos proporcionar a comunidade pedroafonsina, um lugar que todos tenham prazer e satisfação de viver”, completou o gestor.