Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Palmas e pré-candidato ao Senado da República nas eleições de outubro, Raul Filho (PSD) posicionou-se nesta sexta-feira, 13, por meio de nota, e disse que tem acompanhado com “um misto de perplexidade e indignação”, a forma que os líderes políticos do Estado têm se comportado no atual momento de político. 

Segundo o ex-prefeito, a conquista de um mandato não deve ser a qualquer preço. “Antes, tem que respeitar o interesse público, por que é para isso que nós políticos somos eleitos”, afirmou. 

Num recado claro ao também ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), que por diversas vezes atacou lideranças tocantinenses das mais variadas legendas políticas de forma agressiva e desrespeitosa, Raul Filho afirmou que se recusa a “pactuar com quem não demonstra nenhum respeito a todas as pessoas que trabalharam e trabalham para que o Tocantins se tornasse viável”. 

O colombiano Carlos Amastha deixou a Prefeitura de Palmas em situação financeira delicada, para concorrer ao Governo do Estado; primeiro na eleição suplementar, onde foi o grande derrotado, e, agora, tenta desesperadamente atrair para junto de si, visando as eleições de outubro, lideranças que até um mês atrás ele definia como representantes da velha política. 

Confira abaixo na íntegra, a nota do ex-prefeito Raul Filho.

Caros companheiros:

Assim como a maioria de vocês, também tenho acompanhado com um misto de perplexidade e indignação, a forma que os líderes políticos de nosso Estado têm se comportado.

Até aqui, optei por me manter calado; até para não dar a entender que estou sendo oportunista e usando a situação para me promover.
Por convicção pessoal, participo da política ativamente por que entendo que este é o meio mais legítimo de trabalhar de forma coletiva pelo desenvolvimento das pessoas e do local onde vivemos.

Também acredito que a conquista de um mandato não deve ser a qualquer preço. Antes, tem que respeitar o interesse público, por que é para isso que nós políticos somos eleitos.

As muitas mensagens que recebi, em áudios e textos, junto com as notícias veiculadas pela imprensa local de como as mesmas pessoas que disputaram a recente eleição suplementar, se enfrentando na maioria das vezes com a utilização de ofensas pessoais e ideológicas, agora se juntam, na clara intenção de viabilizarem mandatos.

Esta é a razão principal de ocupar este espaço e me manifestar.

Tenho sim o desejo de ser candidato a senador nas eleições gerais de 7 de outubro. Mas, reafirmo o compromisso, comigo, minha família e com cada um de vocês por quem guardo amizade e respeito, que não usarei do expediente de me juntar a pessoas e  projetos com os quais não tenho a menor identificação.

Também me recuso a usar rótulos de 'velha política', de 'familiocracia' 'salvador da pátria' e tantos outros explorados à exaustão nos últimos tempos.

Da mesma forma, me recuso a pactuar com quem não demonstra nenhum respeito a todas as pessoas que trabalharam e trabalham para que o Tocantins se tornasse viável. Entendo que da boca de um líder devem sair palavras de respeito, mesmo quando há conflito de ideias. E essas palavras devem corresponder á forma como ele conduz sua vida pública e pessoal.

Por isso, mais uma vez reitero o meu compromisso de tentar viabilizar minha candidatura, desde que para isso não tenha que passar por cima de meus princípios e respeito a dignidade inclusive das pessoas com quem possa vir a disputar um mandato.

Raul Filho, ex-prefeito de Palmas e pré-candidato ao Senado