Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Pela primeira vez em terras tocantinenses acontecerá o Sonora Festival Internacional de Compositoras nos dias 2 e 3 de novembro de 2018, na praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, gratuito à população.

O festival surgiu em 2016 a fim de dar visibilidade e legitimar a presença da mulher compositora no cenário musical, estimulando o seu fortalecimento no âmbito individual por meio da coletividade. O festival acontece simultaneamente em diversos países, sendo considerado o maior festival de mulheres do mundo.

Em 2016 o Sonora esteve em 6 países e 21 cidades, em 2017 o festival alcançou 15 países e 62 cidades e agora, na terceira edição, o festival, atinge 16 países e 74 cidades, dentre delas a capital do Tocantins.

O festival chega até Palmas com a coordenação local de um grupo de mulheres produtoras culturais que se juntaram em prol da busca desse espaço de afirmação feminina no meio cultural Palmense.

Chamada Pública

No último domingo, 15, foi lançada a chamada pública convocando às inscrições as mulheres artistas do Tocantins. Poderão se inscrever compositoras, cis e transgênero, de qualquer estilo musical, além de propostas de oficinas e voluntárias que queiram participar da produção do evento (produtoras, fotógrafas, publicitárias, designers, técnicas, captadoras, artistas de outras áreas, etc).

As inscrições seguem abertas  até às 23h55 do dia 15 de agosto, com previsão para o resultado das inscrições no dia 3 de setembro.

Para acompanhar maiores informações sobre o Festival os interessados poderão acessar a página do Facebook do Sonora • Palmas.