Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Cena do longa-metragem “Ser Tão Velho Cerrado”

Cena do longa-metragem “Ser Tão Velho Cerrado” Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Cena do longa-metragem “Ser Tão Velho Cerrado” Cena do longa-metragem “Ser Tão Velho Cerrado”

O longa-metragem “Ser Tão Velho Cerrado”, produzido pela Cinedelia e dirigido por André D'Elia, chega aos cinemas dia 9 de agosto com distribuição da O2 Play.

O filme mostra as grandes áreas do Cerrado que estão se transformando em pastagens e plantações de soja e o impacto desta destruição na qualidade do ar, fertilidade do solo, qualidade e quantidade de água disponível para abastecimento público. De modo didático o documentário explica que o desmatamento deste bioma, um dos mais antigos do mundo com cerca de 40 milhões de anos, ocorre de forma “legal”, já que o Novo Código Florestal Brasileiro e algumas leis estaduais deixaram o Cerrado desprotegido.

“O desmatamento é parte de uma política de expansão da agricultura industrial e da intensificação do uso de agrotóxicos no Centro-Oeste brasileiro. Por ser antigo e ter plantas de crescimento muito lento, uma vez destruído, o Cerrado não pode mais ser restaurado na plenitude de sua biodiversidade”, explicou D’Elia.

O diretor comentou ainda a existência da macrorregião do Matopiba que envolve partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “Fazendeiros do Sul e Sudeste foram incentivados a adquirir grandes áreas de Cerrado causando um processo de concentração fundiária. Um único fazendeiro possui mais de 100 mil hectares de terra, com desmatamento recorde, expulsão de agricultores familiares e agravamento da desigualdade social”, alerta.

Produzido pela Cinedelia com apoio da O2 Filmes, “Ser Tão Velho Cerrado” recebeu o Prêmio do Público de “Melhor Filme” na 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental 2018.

Trilha Sonora e Participações

“Ser Tão Velho Cerrado” conta com trilha sonora original composta por Felipe Gomide e Pedro Lobo, e integrantes da banda Xaxado Novo. Músicas de Ivan Vilela, um dos grandes nomes da viola caipira no País, também estão no documentário que ainda conta com Índia Mãe da Lua, Bruno Duarte e Ricardo Barros e da dupla americana Ley Line.

Entre as participações estão a do ator Juliano Cazarré, a da atriz Valéria Pontes, do mestre espiritual Prem Baba, de biólogos, prefeitos, ambientalistas, remanescentes de quilombolas e também do “Embaixador do Cerrado”, o ator Reynaldo Gianecchini.

Confira o trailer abaixo