Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Prazo para convenções começou na última sexta, dia 20

Prazo para convenções começou na última sexta, dia 20 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Prazo para convenções começou na última sexta, dia 20 Prazo para convenções começou na última sexta, dia 20

Até agora pelo menos 5 partidos já definiram as datas das convenções que irão apresentar os candidatos ao governo do Tocantins, além das vagas para deputado estadual, deputado federal e senador nas eleições do mês de outubro. Em geral, como é de costume, os partidos têm marcado suas convenções para o final do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral. No Tocantins, até o momento, as siglas que já definiram foram PSB, PR, PT e Podemos e MDB.

A convenção do PSB será realizada no último dia do prazo, 5 de agosto. Será no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas/TO, a partir das 8h, conforme edital publicado pelo diretório estadual do partido. A convenção do PSB deverá confirmar o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha como candidato a governador. O Podemos de Adir Gentil - braço direito de Amastha - realizará a convenção juntamente com o PSB.

Na chapa majoritária, juntamente com Amastha, deverão ser confirmados o empresário Osvaldo Stival, do PSDB, como vice-governador. O presidente do PSDB local, o senador Ataídes Oliveira, está sendo apontado como candidato na vaga ao senado, após a aliança firmada entre os dois partidos. Entretanto, o PSDB ainda não confirmou a data de sua convenção.

Quem ocuparia a outra vaga ao senado na chapa de Amastha e também já definiu data de convenção é o  senador Vicentinho Alves. O PR também vai fazer o encontro político no dia 5 de agosto e no mesmo local que o PSB, o Espaço Cultural. Vicentinho foi candidato a governador durante a eleição suplementar, mas para outubro já confirmou durante evento realizado no último dia 16 que será candidato à reeleição no senado.

Internamente dividido, o MDB também anunciou que fará convenção na data-limite - 5 de agosto. O edital está sendo elaborado por uma comissão que tem como membros a deputada federal Dulce Miranda, o deputado estadual Valdemar Júnior, o ex-presidente do Naturatins Herbert Brito Barros e o ex-prefeito de Sítio Novo Jair Farias. O local não foi definido.

Já o PT - que também está em fase de conversas internas e articulações políticas - definiu a data da convenção para o dia 2 de agosto no Tocantins. Mesmo dia em que o encontro será realizado em outros oito estados.