Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Secretaria de Cidadania e Justiça

Secretaria de Cidadania e Justiça Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Secretaria de Cidadania e Justiça Secretaria de Cidadania e Justiça

A Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju) adiou a data de início do curso de formação dos candidatos do concurso da defesa social que foram convocados em cadastro de reserva. O curso teria início na semana que vem, mas o novo cronograma foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 23, alterando a data.

A publicação traz um anexo onde consta o novo cronograma. De acordo com a portaria, o curso terá início no dia 27 de agosto com encerramento previsto para o dia 25 de setembro deste ano. Anteriormente a data de início, seria no dia 29 de julho - próximo domingo - com término previsto para o dia 27 de agosto. Os candidatos fizeram as matrículas ainda no mês de junho deste ano.

O curso de formação corresponde à segunda fase do concurso público do quadro da defesa social e segurança penitenciária e tem caráter eliminatório e classificatório, o que significa que após as aulas os candidatos deverão ser avaliados. De acordo com o cronograma mais recente, a prova objetiva referente ao curso de formação será realizada no dia 30 de setembro e a publicação final do resultado - após corridos os prazos para recursos - será no dia 24 de outubro.

No cronograma anterior os candidatos fariam as provas no dia 9 de setembro e teriam o resultado final no dia 19 do mesmo mês. Com as alterações a execução do cronograma foi adiada em um mês.

Convocados

Um dos candidatos convocados procurou o Conexão Tocantins e pediu para não ser identificado na matéria com receio de que sua declaração possa prejudicá-lo ainda mais durante esta etapa do concurso. O candidato mora em Goiás e havia solicitado férias no trabalho na cidade onde vive para fazer o curso de formação em Palmas. Ele também pagou adiantado o equivalente a R$ 1.400 de reserva em um hotel para ficar hospedado durante o curso. “O problema maior são as férias que eu já peguei e não vou ter como adiá-las para o mês de setembro, quando acontece a maior parte do curso. Não sei o que vou fazer”, lamenta o candidato.

Explicação

Por meio de nota a Seciju informou que o novo cronograma foi necessário para atender as recomendações da Procuradoria Geral do Estado que solicitou parecer sobre o credenciamento de professores que irão ministrar o curso de formação.

Concurso

O concurso público da defesa social foi realizado em dezembro de 2014. Cerca de 42 mil candidatos se inscreveram no certame que oferecia 1.131 vagas para o nível médio e técnico e 86 vagas para o nível superior.

Confira as datas do novo cronograma

Início do Curso de Formação - 27 de agosto

Fim do Curso de Formação - 25 de setembro

Publicação de locais de prova e horários - 27 de setembro

Aplicação da prova - 30 de setembro

Divulgação do gabarito provisório - 1º de outubro

Prazo para recursos - 2 de outubro

Publicação dos recursos deferidos e indeferidos - 9 de outubro

Resultado final - 24 de outubro