Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aos 32 anos, o sargento da Polícia Militar do Tocantins, Leandro Caitano, conseguiu mais um feito em sua carreira esportiva: conquistou o primeiro lugar na categoria “absoluta” o Campeonato Masters International IBJJF Jiu-Jitsu Championship South América, que aconteceu nos dias 28 e 29 de julho no Rio de Janeiro. Após a conquista, o militar já está mirando o mundial, que será realizado entre os dias 22 e 25 de agosto em Las Vegas. “Acredito que nós estamos no caminho certo. Partindo para o mundial, dando tudo certo, traremos mais esse título para o Tocantins e para a nossa Polícia Militar”, declarou o sargento Caitano.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, a vitória do sargento é motivo de muito orgulho para a corporação. “É um incentivo para tantos jovens, crianças e outros militares que se espelham nele. Mostra que, com uma dedicação, disciplina e apoio, pode se chegar muito longe. O sargento Caitano tem a nossa admiração”, disse o comandante.

A rotina de atleta do sargento Caitano é de muitos treinos na preparação para os campeonatos. “Eu faço um treino físico pela manhã, um treino técnico meio dia e outro treino técnico à noite. Minha alimentação é toda balanceada, com suplementação, que é necessária”, relata o militar. Além disso, ele se dedica ao Projeto Dojô de Ouro, desenvolvido no 1º Batalhão da PM, em Palmas.

Caitano diz que sua participação em campeonatos pelo Brasil conta com apoios muito importantes, como o da Polícia Militar e também de empresários que se dispõem a patrociná-lo. “Tem a empresa Pão da Hora, que tem me ajudado com o custeio dessas viagens”, faz questão de citar o atleta.

Quanto à preparação para os campeonatos, o militar diz que é preciso ter muita disciplina para alcançar os objetivos. “Eu tenho me mantido focado em meus treinamentos, dormindo e comendo certinho, e sempre acreditando que vai dar certo”, pontua.  Ele é acompanhado de perto pelo sargento Evanuel Andrade, que é o mestre que cuida da parte técnica e dos ajustes.

Foi com essa determinação e foco que o sargento Caitano se tornou o primeiro faixa-preta tocantinense a vencer em primeiro lugar um Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu. “Na minha categoria, eram cinco lutas, daí na semifinal eu dei um vacilo e acabei ficando em terceiro lugar. Eu tive então, como medalhista, a oportunidade de me candidatar numa categoria absoluta, que é sem limite de peso. Eu acabei fazendo boas lutas, não cometi erros e me consagrei campeão”, comemorou Caitano.

De agora em diante, o militar atleta deve manter os treinos, sendo que nesta semana o ritmo será mais leve. Ele também já retoma sua dedicação ao projeto Dojô de Ouro, da PM, nesta terça-feira, 31.

Projeto Dojô de Ouro 

O projeto realizado pela PM no 1º BPM tem o objetivo dar qualidade de vida aos policiais militares e seus dependentes. Através do esporte, os resultados têm sido muito positivos, como benefício à saúde, integração, além de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que passam a ter um maior objetivo de vida.  

Horário dos treinos:

Crianças:

Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira das 17h30min às 18h30min.

Adultos:

 - Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira - 18h30min às 19h30min e 19h30 às 20h30

- Terça e Quinta 17h30min às 18h30min; 18h30min às 19h30min e das  20h30min.