Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com a proposta de divulgar as ações realizadas no apoio à cadeia de produção de biodiesel no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (Sead) realizarão, na quinta-feira, 9, o 2º Seminário de Biodiesel e Selo Combustível Social. O evento ocorrerá no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas, sendo aberto ao público em geral.

O seminário cumpre a meta do Contrato de Repasse nº 776968/2012. Para se inscrever, acesse o link https://goo.gl/forms/4kRbp4MKo4ysrPwp1, ou faça no local do evento, a partir das 8 horas.

São parceiros no evento as seguintes instituições: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), cumprindo metas do Convênio n° 776968/2012 Sead/Seagro.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Wagner Sampaio Palhares Junior, o seminário tem como objetivo apresentar o Diagnóstico e o Mapeamento do Polo de Produção de Biodiesel de Santa Rosa do Tocantins e as demais ações realizadas no âmbito do referido contrato bem como o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), que devido à importância do mesmo originou por parte do Governo Federal a Instituição do “Selo Combustível Social”, tendo como principal objetivo a inserção na produção de biodiesel do Agricultor Familiar.

Os municípios que participam da região polo são: Palmas, Porto Nacional, Monte do Carmo, Ipueiras, Silvanópolis, Santa Rosa do Tocantins, Chapada da Natividade, Natividade e São Valério da Natividade.

Os resultados obtidos por meio das ações desenvolvidas no referido convênio serão fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor agroenergético do Estado, de acordo com Wagner S. P. Junior.

Programação

8h30 - Abertura com o secretário da Seagro, Thiago Pereira Dourado - Plano Estadual de Agroenergia;

9h15 - Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, Selo Combustível Social, engenheiro ambiental da Sead, Alexandre Ribeiro Neves;

9h45 - Ações Desenvolvidas no Projeto, engenheiro agrônomo da Seagro, MSc Thadeu Teixeira Junior;   

10h15 - Diagnóstico dos polos de produção de Biodiesel do Estado do Tocantins, doutor em Produção Vegetal, Marcus André Ribeiro Correia;

11h15 – Biodiesel e Agricultura Familiar: As pesquisas e tecnologias de produção no Estado do Tocantins, doutora em Orgânica – UFT- Gláucia Elisa Gama Vieira.