Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Naturatins/Araguacema As atividades de sensibilização e fiscalização foram realizadas pelo Naturatins e BPMA As atividades de sensibilização e fiscalização foram realizadas pelo Naturatins e BPMA

Com o objetivo de coibir a pesca predatória, uma equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) do escritório de Araguacema, juntamente com o Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA), percorreu neste fim de semana rios e lagos da região. No domingo, 5, foram recolhidos cerca 150 metros de redes de malhas diversas nas margens do rio Piranhas, próximo ao Projeto de Assentamento (PA) Canaã.

No sábado, 4, foi realizado um patrulhamento aquático nos rios Caiapó e Araguaia. Durante a fiscalização que também percorreu fazendas, foram realizadas sensibilizações sobre crimes ambientais. Segundo o responsável pelo escritório local, Jovane Pereira Ferreira, durante este o patrulhamento foi encontrado um acampamento na margem esquerda do rio Caiapó.

“Encontramos cerca de 150 metros de rede de pesca de diversas malhas, sete carretilhas, oito molinetes, 11 varas de pesca, uma espingarda de pesca subaquática, uma máscara de mergulho, duas tarrafas, uma zagaia, um viveiro de arame e duas caixas com iscas artificiais”, destacou.

O gestor informou ainda que na sexta-feira, 3, fiscais se deslocaram em patrulhamento aquático nos rios Araguaia e Piranhas, quando foram encontrados aproximadamente 750 metros de várias malhas, uma tarrafa e duas zagaias. O material predatório se encontra no escritório do Naturatins de Araguacema.