Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O simulado na rede estadual é aplicado nos mesmos moldes no Enem para que os alunos se familiarizem com o formato e ambiente da prova oficial

O simulado na rede estadual é aplicado nos mesmos moldes no Enem para que os alunos se familiarizem com o formato e ambiente da prova oficial Foto: Juliana Carneiro

Foto: Juliana Carneiro O simulado na rede estadual é aplicado nos mesmos moldes no Enem para que os alunos se familiarizem com o formato e ambiente da prova oficial O simulado na rede estadual é aplicado nos mesmos moldes no Enem para que os alunos se familiarizem com o formato e ambiente da prova oficial

Oportunizar aos estudantes vivenciarem a dinâmica do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e testarem o nível de conhecimento individual é a proposta do II Simulado do Enem, realizado nos dias 7 e 8 de agosto, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Em todo o Tocantins, estão participando cerca de 20 mil alunos que cursam a 3ª série do ensino médio nas escolas da rede estadual.

A gestora da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que os benefícios do treino vão além de avaliar o rendimento nos testes prévios. “Os nossos simulados são realizados nos moldes do Enem, com a mesma quantidade de dias e de tempo para resolver as questões. Tentamos reproduzir o mesmo ambiente que eles vão encontrar no dia da prova oficial para que estejam familiarizados. Com isso, o aluno ganha mais segurança e confiança, o que é fundamental para ter um bom desempenho no Exame”, frisou.

O simulado integra o programa #ToNoEnem, ação da Seduc que visa complementar a preparação dos concluintes da educação básica para a avaliação. O programa oferece aos estudantes diversas ferramentas como: material de apoio impresso composto por cinco volumes; aulões específicos e aplicativo para smartphones e tablets, que possibilita o acesso a livros, a dicas de estudos, a videoaulas, a exercícios e simulados virtuais.

Com a iniciativa, o Governo do Estado busca contribuir com o ingresso dos estudantes da rede estadual no ensino superior. “O Enem é a mais importante forma de acesso às universidades públicas e aos financiamentos dos cursos nas instituições particulares, por isso investimos num programa que apoia as escolas na preparação oferecida durante todo o ensino médio e agrega novos instrumentos de estudo para que os alunos tenham boas notas no Exame”, enfatizou Adriana Aguiar. 

Enem 2018

As provas do Enem 2018 serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos seguidos. A primeira prova terá 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas; além da Redação. No dia 11 serão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.