Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Os campeões dos Jets e classificados dos Parajets vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude de 2018

Os campeões dos Jets e classificados dos Parajets vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude de 2018 Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Os campeões dos Jets e classificados dos Parajets vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude de 2018 Os campeões dos Jets e classificados dos Parajets vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude de 2018

Mais de 500 estudantes tocantinenses disputam, de 9 a 12 de agosto, em Palmas, a etapa estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), na categoria 12 a 14 anos, e Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets). As finais das modalidades coletivas da categoria 12 a 14 anos começam nessa quinta-feira, 9, a partir das 7h30, e seguem até domingo, 12. As delegações chegam à Capital nessa quarta-feira, 8. Participam desta etapa dos Jogos os alunos atletas campeões das etapas regionais, disputadas no primeiro semestre deste ano.

Na categoria 12 a 14 anos são 468 inscritos em quatro esportes, sendo 250 atletas no masculino e 218 no feminino. Os jogos serão realizados no Colégio Batista de Palmas (handebol masculino e feminino), Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares (basquetebol masculino e feminino), Escola de Tempo Integral Professora Elisângela Glória Cardoso, (voleibol masculino e feminino), Colégio da Polícia Militar (futsal masculino) e Colégio Ulbra Palmas (futsal feminino). A tabela com os confrontos será divulgada nessa quarta-feira, 8.

A Etapa Estadual dos Parajets ocorrerá entre 10 e 11 de agosto, com a participação de 40 paratletas em quatro modalidades. O atletismo será disputado na pista da Universidade Federal do Tocantins (UFT); a bocha paraolímpica e tênis de mesa, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas; e a natação, na Escola Municipal Vinícius de Moraes.

As finais dos esportes coletivos, na categoria 15 a 17 anos, serão realizadas na próxima semana. Já as modalidades individuais, na categoria de 12 a 14 anos e na de 15 a 17 anos, serão disputadas em outubro.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), envolve mais de 20 mil estudantes tocantinenses. A presidente do Comitê Organizador Estadual, Ana Paula Ribeiro de Almeida, destacou que a competição valoriza o esporte na vida escolar das crianças e jovens tocantinenses. “O deporto escolar assume particular importância na saúde, ajuda no desenvolvimento de práticas e estilos de vida mais saudáveis. Os Jets têm oportunizado esses jovens a prática desportiva de várias modalidades".

Fase Nacional

Os campeões dos Jets e classificados dos Parajets vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude de 2018. As modalidades coletivas passam por uma etapa regional, em Manaus, de 19 a 23 de setembro. A fase Nacional, com as modalidades coletivas e individuais, ocorrerá em Natal (RN), de 12 a 25 de novembro.