Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O leite materno é o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil

O leite materno é o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O leite materno é o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil O leite materno é o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional realiza de 9 a 29 o “Agosto Dourado”, campanha que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação em todo o País. Em consonância com a Secretaria de Estado da Saúde, e o Hospital Materno Infantil Tia Dedé, durante todo o mês o Município vai promover ações com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno.

O tema da campanha no Município de Porto Nacional será: “Amamentar Vale Ouro”. O dourado simboliza a cor da amamentação.

Programação

Na quinta-feira, 9, haverá a abertura oficial  com palestras voltadas para os profissionais da saúde no auditório da Diretoria Regional de Ensino (DRE), a partir das 15 horas.

O mês será marcado por diversas atividades espalhadas pela cidade, e para chamar a atenção da população, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão promover uma série de palestras de conscientização e promoção de saúde, nas salas de espera, e em diversos setores da UPA, CEME, CAPS, CEO e Escolas Municipais.

Aleitamento

Nesse contexto, a amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de milhões de crianças em todo o mundo por causas preveníeis. O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos de idade ou mais. É o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil.

Para a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito Bezerra, o trabalho realizado pela Secretaria é de extrema importância, pois se trata de garantir maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno.

“Todas as equipes de saúde, os serviços de saúde com os parceiros, intensificarão uma série de ações sensibilizando gestantes e parturientes sobre a importância da amamentação. A amamentação é a estratégia de maior impacto capaz de salvar vidas de crianças e prevenir doenças. O leite materno é considerado o melhor alimento que um bebê pode receber no seu primeiro ano de vida, sendo indicado até dois anos ou mais”, explicou a secretária.