Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A campanha tem como público alvo crianças de 1 ano de idade a menos de 5 anos

A campanha tem como público alvo crianças de 1 ano de idade a menos de 5 anos Foto: Reprodução/Internet

Foto: Reprodução/Internet A campanha tem como público alvo crianças de 1 ano de idade a menos de 5 anos A campanha tem como público alvo crianças de 1 ano de idade a menos de 5 anos

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite teve início na última segunda-feira, 6, e seguirá até o próximo dia 31 de agosto. Em Paraíso do Tocantins, as vacinas já estão disponíveis em todas as 9 Unidades Básicas de Saúde do município. A campanha tem como público alvo crianças de 1 ano de idade a menos de 5 anos.

A meta estabelecida pelo Governo Federal é imunizar 11,2 milhões de crianças em todo o País. Em Paraíso a meta é de 3.081 crianças. O “Dia D” da campanha será realizado no sábado, dia 18 de agosto, com todas as Salas de Vacinação abertas a comunidade. Já nos dias da semana a população poderá se dirigir a UBS mais próxima de sua residência, portando o Cartão de Vacinação, das 6h às 18h.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosirene Leal, é importante que pais e responsáveis atendam o chamado e imunizem as crianças contra tais doenças. “Em Paraíso estamos trabalhando firmes não apenas para o cumprimento da meta, mas com o objetivo principal de imunizar o maior número possível de crianças e para isso é necessário o apoio de toda a comunidade”, ressaltou.

“Prevenir é melhor que remediar. Se temos esse meio de prevenir, que é a vacina, por que não vacinar? São duas doenças que estavam erradicadas em nosso país e estão retornando, por isso a campanha é muito importante”, destacou a secretária.

Vacinas

Quem ainda não recebeu vacina contra a pólio, receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Já aqueles que receberam uma ou mais doses contra a doença, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotas.

Já para imunização contra o sarampo é usada a Tríplice Viral, que também protege também contra rubéola e caxumba.