Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Os campeões dos Jets e classificados dos Parajets vão representar o Estado

Os campeões dos Jets e classificados dos Parajets vão representar o Estado Foto: Márcio Vieira/

Foto: Márcio Vieira/ Os campeões dos Jets e classificados dos Parajets vão representar o Estado Os campeões dos Jets e classificados dos Parajets vão representar o Estado

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza, nesta sexta-feira, 10, e sábado, 11 de agosto, em Palmas, a etapa estadual dos Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets), com a participação de 40 paratletas em quatro modalidades. As competições desta sexta-feira, 10, ocorrem na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com disputas de tênis de mesa, às 16h, e bocha, às 18h.

No sábado acontecem as provas de atletismo dos Parajets na pista da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e a natação, na Escola Municipal Vinícius de Moraes, ambas com inícios às 7h30.

As finais estaduais das modalidades coletivas dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), categoria 12 a 14 anos, também estão em disputa na Capital. O evento conta com a participação de quase 500 alunos atletas com jogos em quatro modalidades.

O estudante Jairo Bonfim Martins, 13 anos, disputa pela primeira vez a final estadual dos Jets, pelo Colégio Estadual Raimundo Alencar, da regional de Guaraí. “É muito bom disputar os Jets. Incentiva as crianças a praticar o esporte. Estou feliz em representar a minha escola nessa competição”, ressaltou.

Depois da vitória na rodada de estreia do futsal, o aluno João Victor da Silva, 13 anos, da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, de Taquaruçu, ficou empolgado com a possibilidade de classificação para a fase regional dos Jogos Escolares da Juventude. “Seria a realização de um sonho representar o Tocantins num evento de nível tão elevado”, destacou. “Os Jets representam muito na vida dessas crianças e jovens. É uma verdadeira lição, pois eles aprendem a lidar com vitória e derrota, aprendizados importantes na vida”, disse o professor Antônio Chadud, de Palmas.

  jogos da categoria são realizados nos seguintes locais: handebol masculino e feminino, no Colégio Batista de Palmas; o basquetebol masculino e feminino, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares; o voleibol masculino e feminino, na Escola de Tempo Integral Professora Elisângela Glória Cardoso; o futsal masculino, no Colégio da Polícia Militar; e o futsal feminino, no Colégio Ulbra Palmas. Os jogos da categoria terminam no domingo, 12.

15 a 17 anos

As finais dos esportes coletivos dos Jets, na categoria 15 a 17 anos, serão realizadas na próxima semana. Já as modalidades individuais, na categoria de 12 a 14 anos e também na de 15 a 17 anos, serão disputadas em outubro.

Fase Nacional          

Os s dos Jets e classificados dos Parajets vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude de 2018. As modalidades coletivas passam por uma etapa regional, em Manaus, de 19 a 23 de setembro. A fase Nacional, com as modalidades coletivas e individuais, ocorrerá em Natal (RN), de 12 a 25 de novembro.