Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação/Sesmu

Foto: Divulgação/Sesmu

A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), está reforçando desde a última quinta-feira, 9, a fiscalização de rotina na frota de ônibus que circula na Capital. Com o fim das férias e o retorno do período letivo, o objetivo da ação é garantir mais segurança, acessibilidade e melhorias no serviço oferecido aos estudantes e trabalhadores que fazem uso do transporte público.

De acordo com secretário executivo da Sesmu, Jocélio Santos, foi recomendado a Seturb que a partir desta segunda-feira, 13, novos veículos e horários serão disponibilizados para o itinerário das linhas 090 e 091. Ele garantiu ainda que os ônibus das empresas Expresso Miracema e Viacap que atendem essas linhas serão operados com veículos com ar-condicionado, para atender melhor os estudantes que matriculados nas universidades da Capital.

Os trabalhadores também podem contar com melhorias na linha do Eixão, que no período compreendido entre 6h30 às 7h20 estavam operando nesta sexta-feira, 10, com uma frequência em torno de 3 a 4 minutos de um veículo para o outro, passará a partir de segunda-feira, 13, a operar com uma frequência de 3 a 2 minutos, de um veículo para o outro.

Fiscalização

Durante as fiscalizações que estão sendo realizadas os agentes de Trânsito fazem a checagem de vários itens como: documentação, faróis, elevador para acesso de cadeirantes, limpeza e conservação dos veículos, condições dos assentos entre outros. Outra preocupação também da fiscalização é em relação aos horários das linhas, que deve continuar atendendo aos usuários regularmente.

Segundo o secretário executivo, Jocélio Santos, quando verificada algum tipo de irregularidade no serviço, são emitidas notificações e advertências aos responsáveis, que após análise, podem ser convertidas em multas administrativas, de acordo com o estabelecido no Termo de Concessão. E o próprio usuário pode denunciar na ouvidoria de transporte possíveis falhas no sistema.

Aplicativo

E para ajudar a se informar sobre o horário de cada ônibus no dia, a Sesmu pede aos  usuários que acessem o aplicativo Moovit, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play e App Store. No aplicativo é possível acompanhar as linhas em tempo real, os horários e itinerários, pois todos os ônibus são monitorados via GPS.