Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Marcos Veloso

O segundo domingo de agosto, data em que se comemora o dia dos pais, teve programação especial em Gurupi/TO. A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Juventude e Esporte promoveu o segundo Festival de Pipas da cidade. A manhã foi de sol, famílias reuniram-se, a criançada animada, foi o cenário perfeito para a realização do evento, que ocorreu no Centro Olímpico Moreirão das 7h às 10h.

O festival é uma ação do Programa Esporte para Todos da Prefeitura de Gurupi, e tem como objetivo o incentivo da prática de esportes, bem como proporcionar aos cidadãos um momento de lazer e de interação com a família.

“É com muita alegria que proporcionamos essa festa linda entre pais e filhos, principalmente em uma data tão importante. Estamos dando oportunidades e incentivo para o desenvolvimento dos jovens e adolescentes por meio do esporte. Parabéns a todos que estão participando e vamos continuar todos os anos promovendo esse evento”, afirmou o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

A diretora de Esporte e Juventude, Jaciara Aguiar explica que a promoção do festival também teve como objetivo aumentar as opções de atividades esportivas. “Temos uma preocupação muito grande com a nossa sociedade, e a Secretaria de Juventude e Esporte vem buscando aumentar as opções de esportes em Gurupi”, disse.

“Esse evento no dia dos pais foi para resgatar essa interação entre a família, além de ser um momento para aproveitarmos os espaços da cidade, aproveitar esse domingo de sol, a criançada gosta muito, não só as crianças, mas os jovens, adolescentes, e os adultos também participam bastante”, declarou o secretário de Juventude e Esporte, Antônio Carlos Barbazia (Pakalolo).

“Esse esporte é muito divertido, e é passado de geração para geração. Esse concurso incentiva as pessoas a saírem do telefone, da televisão, do computador, e a interagir umas com as outras, isso me deixa muito feliz”, disse a Bruna Xavier, de 9 anos.

Competição

O festival foi aberto ao público de todas as idades. As categorias da competição foram do participante mais novo ao de mais idade. Além dessas duas categorias, também foram premiados os competidores que tiverem maior engenhosidade na hora de soltar a pipa, a melhor manobra, maior e menor pipa, maior rabiola e a família mais participativa.

A premiação, além de troféus e medalhas, contou com sorteio de brindes e bolas de futebol. No local ocorreu uma oficina de confecção de pipas e havia disponível o hospital das pipas.

Vencedores

A vencedora em maior engenhosidade foi a dona Maria de Fátima Xavier, que se tornou a bicampeã da categoria. Ela relata como foi sua primeira participação. “O ano passado tive a oportunidade de levar um troféu e uma medalha em terceiro lugar como a participante de maior idade, mas eu nem sei de qual eu gosto mais, se é do troféu ou da medalha, de tão feliz que fiquei. Ganhei na categoria engenhosidade, consegui colocar na vertical duas pipas em uma linha. Esse ano coloquei duas pipas na horizontal, e deu certo”, disse a dona Maria. Ela ainda fala do prazer de soltar pipas. “É uma brincadeira muito simples, muito gostosa de brincar, eu acho lindo olhar pro céu e ver as pipas. E agora estou trazendo minhas netas, tento passar pra elas um pouco das brincadeiras da minha infância. E como é bom sair de casa, deixar a televisão, o celular e vir pra cá”, expressa.

O segundo lugar da categoria ficou como o Nicolas Marraí, e o terceiro com o Lino Adisom.

Na melhor manobra quem levou o troféu para casa foi o Guilherme Souza. Em segundo o Glauber Marcos, e o Nicolas Santana em terceiro lugar.

A maior pipa foi a do Nicolas Marraí, que com 2 metros e 8 cm conquistou o primeiro lugar. Em segundo foi a pipa do Paulo Vitor, com 1,67m, e em terceiro a do João Carlos, com 1,62m.

Na categoria menor pipa os ganhadores foram o Otávio Chaves em primeiro, a Jovana Almeida em Segundo, e o Carlos Eduardo Sousa em terceiro.

A Família mais participativa foi a da Jovana Almeida, estavam presentes 19 integrantes. Em segundo a família do Jair Inocêncio, e em terceiro a do Janderlucas Ribeiro.

A maior rabiola foi do João Carlos da Silva, a segunda maior foi a do Jefferson Prado, e por último a do Cleomar Rocha.

O vencedor na categoria participante mais novo foi o Jair Benicio Bezerra Inocêncio, de 1 ano e 8 meses, em segundo ficou o Matias Ribeiro, de 3 anos e 4 meses, e em terceiro o Rinaldo Américo, de 6 anos.

O participante mais idoso foi o seu Geraldo Ferreira, de 87 anos, patriarca da família da Jovana Almeida, que ganhou na categoria família mais participativa. “Eu me sinto emocionado por estar cercado dos filhos, dos netos, bisnetos, é muito prazer, nem todas as pessoas têm a oportunidade de se reunir assim”, declarou o seu Geraldo.

O segundo lugar da categoria ficou com a dona Maria de Fátima Xavier, de 58 anos.