Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Termina nesta quarta-feira, 15, o prazo para que os candidatos, partidos e coligações que irão concorrer às eleições do mês de outubro registrem as candidaturas junto à Justiça Eleitoral. Faltando menos de 24 horas para o fim do prazo a maioria ainda não realizou o procedimento.

Para o cargo de governador apenas o candidato Carlos Amastha (PSB) havia realizado o registro até o meio dia desta quarta. Para o Senado também só foram registradas as candidaturas de Vicentinho Alves (PR) e Ataídes Oliveira (PSDB), ambos candidatos à reeleição na chapa de Amastha. A coligação informou que a documentação foi entregue com antecedência no último dia 9 de agosto.

Já para os cargos de deputado federal e estadual todos os registrados até o momento também são do mesmo grupo político.

Entre os 15 candidatos à Câmara Federal pela coligação “Renova Tocantins” estão Adir Gentil (PODE), que foi secretário de Palmas na gestão de Carlos Amastha; o vereador Tiago Andrino (PSB); o deputado estadual Osíres Damaso (PSC);  Dulce Miranda (MDB); e Vicentinho Júnior (PR), que vão tentar a reeleição.

Para a Assembleia Legislativa, dos 43 registrados pela “Renova Tocantins” destaque para Elenil da Penha (MDB); Jorge Frederico (MDB); Luana Ribeiro (PSDB); Nilton Franco (MDB); Olyntho Neto (PSDB); Ricardo Ayres (PSB); Stalin Bucar (PR); e Valdemar Júnior (MDB) que tentam a reeleição como deputados estaduais.

Nomes já conhecidos dos eleitores como o vereador FIlipe Martins (PSC); Fabion Gomes (PR); Lázaro Gomes (PSB); Moisemar Marinho (PODE) também tentam uma vaga na Assembleia na coligação.

Todas as candidaturas registradas até o momento podem ser conferidas no portal do sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais - o Divulgacandcontas da Justiça Eleitoral.

Registro

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), para registrar candidatura os candidatos devem entregar o arquivo completo do pedido de registro gerado pelo CANDex - o Sistema de Candidaturas Módulo Externo da Justiça eleitoral. O pedido deverá ser entregue em arquivo único gravado em mídia eletrônica. Este prazo vai até às 19h desta quarta.

Segundo o TRE, uma central com 10 computadores está sendo montada no auditório do órgão em Palmas para receber os registros dos candidatos. O TRE recomenda que os políticos e coligações não deixem para registrar na última hora, para evitar transtornos.

Ainda devem registrar candidaturas ao cargo de governador os candidatos Márlon Reis (REDE), Mauro Carlesse (PHS), Bernadete Aparecida (PSOL) e César Simoni (PSL).