Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

3.262 crianças já foram vacinadas contra a poliomielite e 3.189 crianças contra o sarampo

3.262 crianças já foram vacinadas contra a poliomielite e 3.189 crianças contra o sarampo Foto: Igor Flávio

Foto: Igor Flávio 3.262 crianças já foram vacinadas contra a poliomielite e 3.189 crianças contra o sarampo 3.262 crianças já foram vacinadas contra a poliomielite e 3.189 crianças contra o sarampo

O Dia D de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite é nesse sábado, 18. Na Capital, 16 Centros de Saúde da Comunidade, distribuídos de Norte a Sul, estarão de portas abertas das 8 às 17 horas para vacinar as crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). A abertura oficial será no Centro de Saúde da Comunidade do Jardim Taquari, às 8h30.

Na primeira semana da campanha (de 6 a 13) cerca de 19% do público alvo foi imunizado, sendo que 3.262 crianças foram vacinadas contra a poliomielite e 3.189 crianças contra o sarampo. A meta é vacinar 17.397 crianças na Capital.

A superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Veruska Veras, lembra que tanto a poliomielite quanto o sarampo eram doenças consideradas erradicadas no Brasil, mas voltaram a ser preocupação no País, devido ao histórico de baixas coberturas de vacinação, tendo sido notificados recentemente quase mil casos de sarampo no país; a maioria nos estados do Amazonas e Roraima. “Com base nesse cenário, a campanha de 2018 é indiscriminada na faixa etária de crianças de 1 a menor de 5 anos, ou seja, o Ministério da Saúde pretende atingir as crianças que ainda não se imunizaram, as que precisam completar o esquema vacinal e até mesmo as que já tomaram as duas doses anteriormente, pois a ideia é aplicar um reforço que minimize o risco de falha vacinal”, ressaltou.

O esquema de imunização contra o sarampo exige duas doses da vacina, uma com 12 meses (tríplice viral) e a segunda com 15 meses (tetra viral). “Porém, devido aos surtos que têm ocorrido nos país, o Ministério da Saúde convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo”, reiterou a superintendente. 

Com relação à poliomielite, as crianças que nunca receberam nenhuma dose na vida receberão a vacina inativa (injetável). Já as crianças menores de 5 anos que já tomaram pelo menos uma dose da vacina, receberão apenas a gotinha. A Campanha acontecerá no período 31 de agosto.

Locais de Vacinação Durante o Dia D

CSC Arno 41; CSC Arno 42; CSC Arne 53; CSC Arno 71; CSC Loiane Moreno (Arse 24); CSC Francisco Junior (Arso 41); CSC Arse 82; CSC Sátilo Alves (Arso 111); CSC Arse 131; CSC Jardim Taquari - abertura oficial; CSC Laurides Milhomem (Jardim Aureny III); CSC Alto Bonito (Jardim Aureny IV); CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I); CSC Santa Fé; CSC Bela Vista e CSC Walterly Wagner (Taquaruçu). (Ascom Semus)