Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As inscrições para participar do Sonora Palmas, Festival Internacional, foram prorrogadas para até o dia 15 de setembro. Podem participar mulheres cis ou trans que queiram apresentar seu trabalho musical autoral, propostas de oficinas ou se voluntariarem para a produção.

A inscrição para compositoras está dividida em duas categorias, iniciantes e consolidadas que podem se apresentar nos formatos, Shows Cases que são apresentação solo de duração máxima de 20 minutos ou Show com Grupo com apresentações com duração mínima de 20 minutos e máxima de 40 minutos. Nos shows com grupos será permitida a participação de homens como músicos convidados.

O Festival Sonora nasceu em 2016 visando a criação de um lugar tanto da divulgação e exposição das potencialidades individuais das mulheres na música como também um espaço de reflexão coletiva, que promove o encontro de mulheres ativas na indústria da música e artistas de várias vertentes e gêneros musicais. Teve origem na hashtag #mulherescriando, que foi uma iniciativa da musicista Deh Mussulini de Belo Horizonte para romper com o imaginário de que existem poucas compositoras mulheres que criam na música.

Com a grande repercussão, algumas compositoras espalhadas pelo Brasil conversaram sobre a ideia de fazer um festival, que intitularam de Sonora. A partir daí, outras mulheres foram entrando e agregando ideias e iniciativas. Hoje o Sonora é uma rede de mulheres compositoras e produtoras culturais ativistas espalhadas pelo mundo.

Independência e Apoio

O festival é independente e cada cidade possui uma coordenação local que foi selecionada via edital para articular os apoios, parcerias e modos de realizar o evento. Em 2016 esteve em 6 países e 21 cidades, em 2017 alcançou 15 países e 62 cidades e agora, na sua terceira edição o Sonora chega em 16 países e 74 cidades, dentre elas, Palmas a capital do Tocantins.

Em Palmas o festival conta com mais de 10 mulheres envolvidas só na produção de forma voluntária e já conseguiu o apoio do Sesc Tocantins com a estrutura de Palco e da Fundação Cultural de Palmas com utilização do Espaço Cultura com a data programada para acontecer nos dias 2 e 3 de novembro de 2018.

Para acompanhar maiores informações sobre o festival os interessados podem acessar a página do Facebook do Sonora • Palmas.