Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira A estudante Ana Vitória venceu o concurso desta edição e ganhou uma bicicleta como prêmio A estudante Ana Vitória venceu o concurso desta edição e ganhou uma bicicleta como prêmio

Ana Vitória Alves dos Santos, aluna da Escola Estadual de Tempo Integral Vila União, é uma das vencedoras do concurso de redação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), 2018. Ela recebeu a premiação nesta quinta-feira, 23, durante a solenidade de formatura do programa, quando foram certificados cerca de 3 mil educandos de escolas públicas e particulares de Palmas.

Ana Vitória tem 11 anos e cursa o 5º ano do ensino fundamental. Ela comemorou a conquista agradecendo o apoio recebido. “Fiquei muito feliz. Foi uma surpresa. Só tenho agradecer à equipe do Proerd e a todos da escola que acreditam no meu potencial e me incentivam todo dia”, relatou.

No texto que venceu o concurso, a estudante descreveu os perigos causados pela violência e o uso de drogas, destacando como o programa tem ajudado crianças e jovens a se manterem longe desses problemas. “Quando as pessoas sabem dos riscos que correm fica mais fácil dizer não. O Proerd mostra pra gente que isso só faz mal e que não vale a pena nem chegar perto”, afirmou.

A secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, participou da solenidade e destacou a importância de iniciativas desta natureza. “Esta atuação conjunta da Polícia Militar, das escolas e das famílias é fundamental para a formação das nossas crianças e adolescentes. Diante de tantas situações de vulnerabilidade, ações como o Proerd contribuem para a construção de uma cultura de paz e com mais qualidade de vida para os tocantinenses”, enfatizou.

Durante a solenidade, o vice-governador, Wanderley Barbosa, enalteceu o trabalho realizado pela PM em parceria com as escolas. “O Proerd tem se tornado a principal forma de preparar nossas crianças e adolescentes para enfrentar esses perigos com consciência. O Governo do Estado reconhece a importância da atuação de todos os que se empenham para que este programa alcance cada vez mais estudantes”, ressaltou.

Proerd

O programa foi implantado no Tocantins em 2002 pela Polícia Militar. Atualmente atende escolas de 110 municípios com atividades do Proerd que abrangem a comunidade, os pais, professores, alunos; com cursos, reuniões e palestras. “Ultrapassamos a marca dos 400 mil atendimentos a alunos de 4 a 14 anos de idade. Esse é o maior programa de prevenção às drogas do Brasil, uma ação que envolve a polícia, a escola e a família”, frisou o comandante Geral da polícia militar, Jaizon Veras.

As amigas Emilly Vitória Miranda e Ellen Cássia Gomes, alunas do Instituto Presbiteriano Educacional e Social (Ipês), conveniado com a rede Estadual de ensino, comprovam os resultados do programa. “Com o Proerd aprendemos muitas coisas importantes. Eu nunca vou me envolver com drogas”, garantiu Emilly. “As drogas e a violência só fazem mal pra todo mundo. O Proerd ensina a gente a se proteger de tudo isso”, completou Ellen.