Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em busca de novos mercados para escoação dos produtos da agricultura familiar da região sudeste, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Prefeitura Municipal de Taguatinga, via Secretaria Municipal de Assistência Social, firmam parceria para realização da I Feira do Empreendedor rural urbano do município. A previsão para realização da feira será 1º de setembro, a partir das 7h30, no próprio espaço destinado a realização de feiras.

De acordo com Lindomar Pereira Cardoso, supervisor regional do Ruraltins em Taguatinga, a feira é um desejo antigo dos agricultores e da comunidade urbana. Toda a programação está voltada para atender os anseios dos agricultores. “Abriremos a feira com um café da manhã para acolher os agricultores e visitantes. A feira contará ainda, com animação, ao som de sanfona e apresentação de dança de capoeira para que a população possa ser motivada a vir comprar os produtos dos agricultores familiares”, comentou o supervisor regional, reforçando que o objetivo maior da feira, é promover dentro do município, mais um canal de comercialização dos produtos da região, sejam da agricultura familiar ou não, assim, aumentando a renda e diminuir a dependência das pessoas com relação ao poder público.

Ainda de acordo com o supervisor, cerca de 50 feirantes participaram a principio, pode ser maior esse número. Os feirantes são de 15 comunidades, entre, quilombolas, assentados da reforma agrária, comunidades tradicionais, e outros, sendo a ideia, realizar 4 feiras desse porte ao ano e sempre aos sábados.

Dentre as diversas atribuições e papel do governo do estado, via Ruraltins, está à discussão sobre novos mercados que possam divulgar e abrir um leque de oportunidade para os agricultores, sendo assim, o órgão promove esse tipo de evento em todas as regiões do Estado, tendo sempre como foco o aumento de produção, geração de renda e qualidade de vida do homem do campo.