Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

(Lucas Nascimento/Ascom TRE-TO)

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE) definiu o tempo e ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV. A coligação com maior tempo de programa será A Verdadeira Mudança (PSB, Pode, PSDB, PR, MDB e PSC), encabeçada por Carlos Amastha (PSB), com tempo de 3’34. Em seguida vem a coligação de Márlon Reis (Rede), a Frente Alternativa (Rede, PC do B, PV, PDT, PT, PRTB, PSD e PTB) terá 2’57’’ de rádio e TV.

Já a coligação Governo de Atitude (PHS, DEM, PPL, Patriota, PPS, PP, PTC, PRB, Pros e SD), encabeçada por Mauro Carlesse (PHS) terá tempo de 2 minutos.

A candidata Bernadete Aparecida (PSOL) ficou com 15 segundos e, fechando a lista, vem o candidato César Simoni (PSL) que terá 11 segundos de propaganda, o menor tempo da campanha.

A propaganda eleitoral gratuita na televisão irá ao ar de segunda a sábado nos horários das 13h e 20h. Já no rádio os horários dos programas serão às 7h30 e 13h. As propagandas para governador, senador e deputado estadual serão segunda, quarta e sexta. Já para deputado federal os programas serão às terças, quintas e sábados.

Além dos programas eleitorais, os candidatos também poderão usar pequenas pílulas diárias com tempo de 30 e 60 segundos distribuídos em partes iguais entre todos os candidatos das 5 da manhã à meia noite, exibidos entre a programação normal das emissoras, totalizando 70 minutos diários.

O TRE também definiu a ordem de exibição dos programas no primeiro dia de propaganda que será no dia 31 de agosto. O primeiro será Mauro Carlesse, em seguida Bernadete Aparecida, o terceiro será Márlon Reis, o quarto programa será de Carlos Amastha e, por último, César Simoni. Serão 30 dias de propaganda política gratuita e obrigatória, terminando em 4 de outubro.

Cabeças de rede

Além dos tempos e ordem de exibição das propagandas, a Justiça Eleitoral também definiu as emissoras que serão responsáveis pela geração dos programas e distribuição às demais em todo o estado - as chamadas cabeças de rede.

Na televisão a cabeça de rede será a TV Anhanguera e a substituta será a TV Palmas/Redesat, caso haja algum problema na geradora principal. Já no rádio a cabeça de rede será a emissora 96.1 FM. A substituta será a Rádio CBN Tocantins.

O Plano de Mídia completo e demais orientações estão disponíveis, no site do TRE, na aba eleitor e eleições, eleições 2018.

O juiz da propaganda, Márcio Gonçalves, ressaltou a importância dos candidatos usarem o tempo de propaganda para apresentarem suas propostas. “Recomendamos que os partidos aproveitem o seu tempo para fazer uma propaganda positiva, falar dos seus planos de governo e não para fazer ataques pessoais, para que não haja penalidade e suspensão de programas”, destacou.