Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Alunos da Apae durante apresentação com experimentos

Alunos da Apae durante apresentação com experimentos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Alunos da Apae durante apresentação com experimentos   Alunos da Apae durante apresentação com experimentos

Depois de uma parada especial na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas, o caminhão do Nossa Energia, projeto de eficiência energética da Energisa, estaciona nesta terça-feira, 28/8, em Colinas do Tocantins. Cerca de 1,3 mil clientes da Energisa em Colinas têm perfil para realizar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e obter descontos entre 10% e 65% na conta de luz, dependendo da faixa de consumo. O caminhão permanecerá na Praça 21 de Abril, rua Raimundo Pereira dos Santos.

Para atender estes clientes, o caminhão do projeto Nossa Energia estará em Colinas de 28 a 31/8 para realizar ações de eficiência energética e o cadastro da Tarifa Social. Até julho deste ano, mais de 30 municípios do Estado receberam o projeto da Energisa. No caminhão é feito o cadastro dos clientes que se enquadram na Tarifa Social e a troca de lâmpadas comuns por LED.

Cerca de 116,5 mil unidades consumidoras localizadas nos 139 municípios atendidos pela Energisa Tocantins são beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), sendo que 10,7 mil foram cadastradas em 2018. Só este ano, a concessionária já substituiu mais 30 mil lâmpadas, e até o final deste ano deve trocar mais 33 mil.

Durante três dias, em cada município visitado pelo Nossa Energia, a equipe do projeto vai às residências fazendo o cadastramento dos clientes que se enquadram na Tarifa Social, além de orientar sobre os critérios do benefício. Também serão feitas trocas de lâmpadas para clientes cadastrados no benefício. O cadastro pode ser feito ainda nas Agências de Atendimento ou Call Center da empresa.

De Colinas do Tocantins, o Nossa Energia segue para Novo Jardim (4/9) e Taguatinga (5 e 6/9).

Apae

Durante a visita do caminhão Nossa Energia, na última sexta-feira, os alunos da Apae em Palmas puderam aprender de forma lúdica a usar a energia de forma segura e eficiente. O veículo conta com elevador para acesso de cadeirantes e toda a estrutura para recebeu os alunos com uma palestra dinâmica, experimentos com energia elétrica, vídeo educativo e muito mais.

Também foi realizado atendimento para cadastro na Tarifa Social e ministradas palestras para os pais de alunos e funcionários da entidade sobre economia de energia, Tarifa Social, composição da conta de luz, os perigos das ligações clandestinas, segurança, colaboradores PNE, acidentes de trânsito envolvendo postes e dicas de atendimento. 

Tarifa Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica é concedida para quem está no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, indígenas e quilombolas. Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos – que tenham portador de doença ou deficiência cujo tratamento necessite de aparelhos que demandem energia – ou ainda que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social também têm direito.

Quem atende a estes critérios deve procurar a Energisa e apresentar: Número de Identificação Social (NIS) atualizado ou Número do Benefício, além de documentos de identificação pessoal: RG e CPF, e ainda Número da Unidade Consumidora (UC).

No caminhão o cliente também será orientado sobre o uso eficiente e seguro de energia elétrica, de forma lúdica com experimentos e palestras educativas.