Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

O Candidato ao Senado, deputado estadual Paulo Mourão (PT) ao lado da candidata a deputada estadual, jornalista e deputada Solange Duailibe (PT), participaram de um bate-papo, com os jornalistas na noite desta última segunda-feira, dia 27, no auditório do Hotel Rio do Sono, em Palmas.

Como instrumento de debate popular, foi apresentada por Paulo Mourão aos jornalistas a plataforma “Participe para a Evolução do Tocantins”, uma ferramenta que estará disponível no site de campanha do candidato ao senado.

Temas importantes como a regulamentação da profissão, a Previdência, Reforma Trabalhista, tributos e ciência e tecnologia, foram abordados pelo candidato, que chamou mais uma vez atenção para a importância de estimular o debate com o cidadão e com a cidadã.

(Fotos: Antônio Gonçalves)

“O debate deve ser instrumento de pressão aos governos e assim garantir acertos nos serviços que chegam à sociedade”, afirmou Mourão ao alertar que “precisamos debater com o povo temas que envolvem questões de Estado como sua capacidade de investimentos para gerar desenvolvimento, e principalmente implementar um processo ações com gestões voltadas para geração da produção”.

Profissão

A vice-presidente do Sindicato do Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor), Socorro Loureiro, disse que o momento foi para “ouvir as propostas dos candidatos e pedir apoio o junto a categoria, para conseguirmos avanços reais no que diz respeitos as melhorias nas condições de trabalho”.

Junior Veras que é vice-presidente da Federação Nacional do Jornalistas (Fenaj) Região Norte II, pediu também “apoio aos candidatos junto ao congresso Nacional na lutas pela defesa do retorno do diploma”.

Paulo Mourão se propôs a representar a categoria, não só em relação aos assuntos de interesse da classe, mas também, de interesse do Tocantins e do Brasil. “Meu gabinete está de portas abertas para fazermos o debate em defesa das causas dos jornalistas, contem com meu apoio no que for preciso principalmente na luta pelo retorno do Diploma e pela valorização dos profissionais”, disse.

Solange, que também é jornalista por formação, pretende levar adiante as demandas da categoria e que foram apresentadas. “Quero colocar o meu gabinete à disposição para atender a demanda de vocês [dos jornalistas]. Trabalharei para atender os pedidos apresentados. Foi de grande valia essa conversa. Por onde passo, sempre digo que escutar o que o povo quer é completamente importante para uma gestão eficiente. É escutando vocês que saberemos onde devemos atuar pontualmente”, afirmou.

Demandas da categoria

Durante o encontro foi entregue aos parlamentares um documento com  uma série de reivindicações feitas pelo Sindjor e que refletem as necessidades dos profissionais da Comunicação no Tocantins como a regulamentação da carga horária de 25 horas semanais dos jornalistas e do repórteres fotográficos, criação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria, estruturação das assessorias de comunicação no Legislativo e Executivo do estado,  abertura de  concurso público  para jornalista e repórter fotográfico, bem como apoio na luta junto a bancada federal em defesa do retorno do Diploma.