A capital do Tocantins apresentou crescimento nas vendas no mês de agosto. De acordo com dados da CDL Palmas, levantados junto ao SPC Brasil, o aumento das vendas chegou a 9,3%, se comparado ao mesmo período do ano passado. O número de pessoas que recuperaram o crédito também foi positivo: 21% a mais que em agosto de 2017.
Para Silvan Portilho, presidente da CDL Palmas, o aquecimento das vendas em Palmas é animador e é preciso que o empresário leve esses dados como incentivo. “O primeiro semestre de 2018 foi puxado para as empresas de Palmas, no entanto, como era esperado, estamos conseguindo recuperar agora na segunda metade do ano. Ver que o nosso trabalho está surtindo efeito é gratificante, pois apesar desse momento crítico em que se encontra a economia do Brasil, nossa Capital está conseguindo se manter de pé”, disse.
O presidente completa ainda dizendo que agora é hora dos lojistas continuarem com seus bons trabalhos. “A CDL Palmas sabe que os resultados positivos alegram o empresário. Portanto, agora é hora de analisar o que foi feito no último mês e continuar com as estratégias que deram certo e melhorar as que não tiveram sucesso. Ainda temos 3 meses para encerrar o ano, vamos traçar metas e alavancar ainda mais as vendas”, finalizou.
Um outro dado levantado pela CDL Palmas diz respeito ao número de pessoas inadimplentes no mês de agosto. Em comparação ao ano passado, esse número teve um acréscimo de cerca de 111%. O professor e economista Marcello Leonardi Bezerra explica que a crise econômica enfrentada pelo poder público é um fator desfavorável. “Tanto os governos municipal e estadual, estão sem caixa para novos investimentos que poderiam gerar empregos e renda, acentuando e agravando ainda mais o problema das compras e pagamento de dívidas assumidas. Normalmente os consumidores endividados ou desempregados priorizam as dívidas de primeira necessidade, como energia, água e aluguel, deixando os demais itens para depois, como é o caso dos consumidores de Palmas”, disse.
O economista fez ainda uma análise do conjunto de dados apresentados pela CDL Palmas e explica que é preciso analisar o contexto do país. “Os dados gerais de regularização, alta inadimplência e compras a crédito, são muito reveladores do ponto de vista da crise econômica que está instalada e que deve ser vista com mais atenção pelos lojistas. Temos que alertar o comércio para tomar muito cuidado com a venda a prazo, sem garantias, para evitar maiores problemas de inadimplência, como constatado e quando o fizerem que façam tomando alguns cuidados adicionais como evitar valores altos e parcelamento longo, para minimizar problemas futuros”, destacou.
É importante lembrar a funcionalidade dos serviços de proteção ao crédito oferecidos pela CDL Palmas, como explica Siges Leal, gerente comercial da entidade. “É graças aos nossos produtos que o comércio obtém bons retornos. Nós auxiliamos o empresário em todas as fases do seu negócio, desde a prospecção de clientes, a análise de crédito e ainda nos serviços de cobrança e recuperação. Fazemos de tudo para que as empresas prosperem gerem mais empregos e auxiliem no desenvolvimento da economia”, pontuou.