Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Principal competição do vôlei de praia nacional, o Circuito Brasileiro Open terá a Praia da Graciosa, em Palmas, como palco. A competição acontece entre os dias 12 a 16 de setembro e trará os principais atletas do esporte à Capital. O torneio recebeu 83 inscrições para os torneios masculino e feminino e terá a presença de grandes nomes do esporte.

Os jogos acontecerão na quarta-feira, 12, das 9 às 13 horas (32 jogos); na quinta-feira, 13, das 8 às 16 horas (40 jogos); na sexta-feira, 14, das 8 às 16 horas (36 jogos); no sábado, 15, das 8h30 às 21 horas (18 jogos); e no domingo, das 8h30 às 12 horas (dois jogos). Ao todo participam 48 duplas no torneio principal que começa a partir das 10 horas da quinta-feira. Na quarta e início da quinta-feira, ocorre o evento classificatório.

Entre os destaques nacionais estão Alisson e André, dupla capixaba que figura no 1º lugar no ranking da CBV. Outros nomes são Evandro e Vitor Felipe e Thiago e George. No feminino, Rebeca e Ana Patrícia, também na 1ª posição do ranking de duplas da CBV, estarão nas areias da Graciosa. Outras duplas femininas que prometem dar show são Maria Elisa e Carol e Fernanda e Bárbara. (Ver relação por estado abaixo)

O tocantinense Averaldo está entre os atletas classificados para o Open. “É muito bom jogar em casa, já tive a oportunidade de ser campeão no Estadual e Regional, e agora será a primeira vez jogando o Circuito Brasileiro Open. A cidade é muito receptiva, gosta muito do vôlei de praia e com certeza vai lotar a arena”, disse Averaldo, que tem como dupla o carioca Rodrigo Bernat. Averaldo foi campeão do Circuito Estadual Banco do Brasil, em 2010, e vice-campeão do Circuito Banco do Brasil Regional, em 2013. Palmas também recebeu etapas do Circuito Challenger de 2006 a 2008 e em 2017.

Segundo o presidente da Federação Tocantinense de Vôlei, Ricardo Abalem, outras promessas do Tocantins no Open são Mayana e Fabriny, 1º lugar no ranking classifiying, Jéssica e Thais e Vitor e Cleomar, atuais duplas vencedoras do Circuito Tocantins Vôlei de Praia feminino e masculino, respectivamente, além de Davi e Antônio Carlos, campões sub-20 do Circuito Tocantins de Vôlei de Praia.

Grupos

Segundo a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), no grupo masculino, os 16 times garantidos pelo ranking de entradas são Alison/André (ES), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Thiago/George (SC/PB), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Vinícius/Moisés (ES/BA), Fernandão/Ramon Gomes (ES/RJ), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Eduardo Davi/Adrielson (PR), Nilton/Felipe Cavazin (RO/PR), Lipe/Fábio (CE), Márcio Gaudie/Vinícius Cardoso (RJ), Oscar/Luciano (RJ/ES), Luccas Lima/Bernardo Lima (SP/CE), Miguel/Guto (MS/SP), Marcus/Pedro Henrique (RJ/PB) e Averaldo/Rodrigo Bernat (TO/RJ).

No torneio feminino, ainda segundo a CBV, as 16 duplas pré-classificadas são Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Josi/Lili (SC/ES), Elize Maia/Maria Clara (ES/RJ), Juliana/Andressa (CE/PB), Taiana/Vivian (CE/PA), Carolina Horta/Ângela (CE/DF), Val/Naiana (RJ/CE), Izabel/Thati (PA/PB), Rachel/Érica Freitas (RJ/MG), Andrezza/Neide (AM/AL), Aline/Diana (SC/RJ), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ) e Juliana Simões/Eunyce (PR/AL).

Partidas

Os jogos da fase de grupos, a partir de quinta-feira, 13, terão transmissão ao vivo pelo Facebook e site oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Já as disputas de medalha dos dois grupos, no sábado, 15, a partir das 19 horas, e domingo, 16, a partir das 10 horas, serão exibidas ao vivo exclusivamente pelos canais SporTV.

Depois de Palmas, a segunda etapa do Circuito Brasileiro Open acontecerá em Vila Velha (ES), de 24 a 28 de outubro, enquanto a terceira parada ocorre em Campo Grande (MS), de 21 a 25 de novembro.

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois grupos e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

“Todo nosso histórico em eventos esportivos de sucesso faz mais uma vez Palmas se consolidar como a cidade do esporte. Para nós é uma grande satisfação receber um evento desta magnitude porque essa marca reforça nosso incentivo ao esporte e a grande oportunidade econômica que é receber uma etapa tão importante”, avalia o presidente da Fundação de Esportes e Lazer (Fundesportes), Orlando Rangel Campos Silva.

Banco do Brasil e outras empresas são patrocinadores oficiais do Open e a Prefeitura de Palmas – através da Fundesportes, Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Fundação Cultural de Palmas (FCP), Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinf) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) – é parceira desta etapa, em conjunto com a Federação Tocantinense de Vôlei (FTV). (Com informações da CBV)