Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Homologação do concurso da Câmara ainda não foi publicada

Homologação do concurso da Câmara ainda não foi publicada Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Homologação do concurso da Câmara ainda não foi publicada Homologação do concurso da Câmara ainda não foi publicada

Atrasada em dois meses, de acordo com o cronograma inicial, a homologação do concurso da Câmara Municipal de Palmas ainda não foi realizada, apesar de as fases do certame já terem sido concluídas. De acordo com o edital do concurso, a homologação do resultado final deveria ter sido realizada no dia 12 de julho de 2018, o que até agora não aconteceu.

Preocupado com a demora, um dos candidatos que foi aprovado e ficou dentro do cadastro de reserva para o cargo de consultor parlamentar, que ofertava 5 vagas, procurou o Conexão Tocantins e manifestou indignação com a demora na homologação. “Até o presente momento a casa legislativa dá de ombros ao assunto, mesmo estando ciente de que há vaga e demanda para ocupar os cargos ofertados no certame”, manifestou o candidato.

Com receio de sofrer represálias após a convocação, o candidato pediu para ter a identidade resguardada, mas disse que tal demora se deve a interesses políticos em manter empregos de servidores contratados e comissionados. “fica cada vez mais patente o interesse político em postergar a nomeação dos aprovados, bem como a desídia em demitir grande parte dos comissionados, contratados em números exorbitantes, inclusive reconhecido em seguidas decisões judiciais”, disse.

Cobrança

Durante a sessão ordinária realizada no plenário da Câmara na última terça-feira, 11, o vereador Júnior Geo (PROS) cobrou informações referentes ao concurso da Câmara Municipal de Palmas. Na ocasião, Geo solicitou por meio de requerimento a cópia do processo do concurso, após não obter retorno sobre o assunto em outras solicitações.

Conforme o parlamentar, há um mês foi solicitado por ele e por candidatos que prestaram o concurso da Casa de Leis uma previsão para a homologação do concurso, bem como a cópia do processo para conferir informações sobre o andamento do certame.

“Estamos esperando a homologação que era para ter saído no dia 12 de julho, como previsto no edital. O concurso público da Câmara Municipal não anda. Por isso, quero solicitar publicamente a cópia do processo. Caso a diretoria da Câmara não forneça as informações eu vou cobrar na justiça”, disse Geo.

Sem resposta

Há cerca de um mês o diretor-geral da casa, Hector Franco, garantiu ao Conexão Tocantins que, a homologação se daria em um prazo de uma semana - o que seria entre os dias 20 e 24 de agosto.

O Conexão Tocantins tentou novamente falar com o diretor-geral da Câmara, mas em todas as ligações fomos informados de que o mesmo não estaria em seu local de trabalho no momento. A assessoria de comunicação da Câmara Municipal também não respondeu ao e-mail enviado pela redação ainda na terça-feira (dia 11) no qual solicitávamos as informações necessárias.

Concurso

As provas objetivas do concurso da Câmara Municipal de Palmas foram realizadas no dia 1º de abril e os resultados divulgados no dia 26 do mesmo mês. Posteriormente à divulgação destes resultados, candidatos de cargos específicos tiveram que realizar ainda testes de aptidão física e psicológica. A homologação final deveria ter sido publicada no dia 12 de julho. O concurso recebeu mais de 17 mil inscrições. A banca organizadora foi a Copese, da Universidade Federal do Tocantins.