O vereador de Araguaína Gilmar oliveira Costa (PSC), conhecido como Gilmar da Autoescola, foi preso pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira, 13, durante uma operação realizada na cidade no norte do estado que investiga um esquema de compra e venda de CNHs.
O vereador foi preso durante o cumprimento de um dos oito mandados de prisão expedidos pela justiça. As investigações e a operação são comandadas pelo Ministério Público Estadual através do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). De acordo com o MPE, um mandado de busca e apreensão também foi cumprido na Câmara Municipal de Araguaína. Os agentes do Gaeco apreenderam documentos que serão analisados durante as investigações.
Segundo o MPE, as investigações começaram ainda em 2016 e as carteiras de habilitação poderiam chegar a custar até R$ 4 mil. O MPE conseguiu desvendar o esquema criminoso infiltrando agentes do Gaeco no grupo que conseguiram comprar com facilidade as CNHs.
Também estariam envolvidos no esquema servidores do Detran e proprietários de autoescolas da região. Foram presos Alex André Escolar Morales, Célio Raildo Pereira Ribeiro, Cleyton Coelho (Autoescola Opção), Fábio Fernandes Barroso, Hélio Marcos Ferreira Sousa, Irismar Rodrigues e Jaésia Alves Oliveira,.
O Conexão Tocantins tenta contato com a assessoria ou advogados do vereador preso e novas informações serão divulgadas em instantes.