Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Cristian Reurison

O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, autorizou o início das obras de construção do Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária (CTC-Agro) na manhã desta sexta-feira, 14. A empresa contratada, IRKA Construções, já começou a limpeza e demarcação do terreno e a previsão é de que a obra seja concluída em seis meses.

Localizado no Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, próximo ao Centro Agrotecnológico de Palmas, onde anualmente é realizada a Agrotins, o CTC-Agro tem uma área total de 1.000 m² e área total construída de 560m², contando com quatro salas de aula, auditório/sala de mídia, banheiros, área de convivência, biblioteca, sala de acervo e sala para apoio administrativo.

Augusto Rezende revisou o projeto junto ao engenheiro responsável pela empresa, Wallysson Machado, e ao engenheiro da Unitins, Francisco Monteiro. Também estavam presentes o diretor de Pesquisa Agropecuária da Unitins, Expedito Cardoso, o coordenador de Pesquisa Agropecuária da universidade, Eduardo Ribeiro, além de outros técnicos e professores da instituição.

O reitor lembrou que a obra é fruto de convênio junto à Embrapa, com recursos federais e contrapartida do Governo do Estado totalizando um investimento de aproximadamente R$ 900 mil. “Esse convênio vinha se arrastando desde 2016 e nós conseguimos resgatar agora. Ficamos muito felizes por vermos que as coisas estão acontecendo dentro de uma proposta progressista, de desenvolvimento e de ampliação da Unitins”, pontuou o reitor.

Ele destacou ainda que o CTC-Agro fortalecerá a convergência de vários setores e instituições para utilização da estrutura do CCA e de toda a estrutura de pesquisa da Unitins. “São novas condições para difusão de conhecimento”, completou.

Expedito Cardoso reforçou que “o CTC-Agro será um espaço primordial para que as pesquisas e trabalhos desenvolvidos pela Unitins e instituições parceiras cheguem ao produtor, difundindo conhecimento com acadêmicos, outros pesquisadores, técnicos extensionistas. Nós precisávamos de um espaço como esse para levar todo esse conhecimento ao homem do campo”.

O diretor disse que os maiores beneficiados com o CTC-Agro serão os acadêmicos de Engenharia Agronômica/Câmpus Palmas da Unitins, pela localização dentro do Complexo de Ciências Agrárias, próximo ao campo, com infraestrutura adequada para aulas práticas e teóricas do curso.