Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Mateus Oliveira Time de voleibol do Colégio Santa Cruz de Araguaína, no embarque para Manaus Time de voleibol do Colégio Santa Cruz de Araguaína, no embarque para Manaus
  • Equipe de handebol do Colégio Pré-Universitário de Araguaína, representante do Tocantins na etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude

Alunos atletas de 16 equipes escolares do Tocantins, do ensino fundamental e do ensino médio, vão representar o Estado na etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, a ser realizada em Manaus / AM, de 19 a 23 de setembro. A delegação tocantinense é composta por um total de 167 pessoas, entre estudantes, técnicos e equipe da Gerência de Desporto Educacional da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Boa parte da delegação viajou nesta última segunda-feira, 17. Outro grupo viaja nesta terça-feira, 18, e o restante sairá de Palmas na quarta-feira, 19, às 6h. As equipes escolares do Estado garantiram a classificação nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), evento realizado pela Seduc com a participação de mais de 20 mil alunos, em fases municipais, regionais e estadual.

Marco Antônio Albuquerque Apinajé, da equipe de handebol do Colégio Pré-Universitário de Araguaína, disse que está ansioso para estrear na competição. “Será a primeira vez que essa equipe participará dos Jogos Escolares da Juventude. O time está focado e bem entrosado. Foram quase dois anos de preparação. Estamos na expectativa de representar bem nossa escola e nosso Estado, afinal fomos campeões invictos dos Jets em todas as fases”, frisou o aluno.

Apesar de cair no grupo de fortes adversários, como os donos da casa, Distrito Federal e Amapá, o técnico do time, Pedro Victor Jaques de Góes, garantiu que os jovens estão bem preparados. “Pelos resultados dos Jets estou confiante no trabalho dos alunos. A preparação intensa com dois anos de treinamento e a união do grupo podem fazer a diferença nos jogos”, acredita.

O evento contará com disputas de quatro modalidades: basquetebol, futsal, handebol e voleibol, no feminino e masculino. O torneio envolve atletas do Amazonas, Mato Grosso, Distrito Federal, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará, Acre e Tocantins.

Na categoria de 12 a 14 anos, as equipes tocantinenses são: Escola Municipal Maria Júlia de Palmas, no basquete masculino e feminino; Colégio Estadual Írio de Oliveira de São Sebastião do Tocantins, no futsal masculino; Centro Educacional Frei Antônio de Tocantínia, no futsal feminino; Colégio Ulbra Palmas, no handebol masculino; Colégio Batista de Palmas, no handebol feminino; Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo de Palmas, no voleibol masculino; e Colégio Santa Cruz de Araguaína, no voleibol feminino.

Já os representantes do Estado na categoria 15 a 17 anos são: Colégio Marista de Palmas, no basquete masculino; Instituto Federal do Tocantins / Campus de Palmas, no basquete feminino; Colégio Estadual Professor Aureliano de Taguatinga, no futsal masculino; Colégio Estadual Adá de Assis Teixeira de Goiatins, no futsal feminino; Colégio Pré Universitário de Araguaína, no handebol masculino; Colégio Ulbra Palmas, no handebol feminino; Colégio Estadual Guilherme Dourado de Araguaína, no voleibol masculino; Colégio Dom Bosco de Palmas, no voleibol feminino.

A competição em Manaus é classificatória para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, a ser realizada em Natal (RN). Os campeões e vices de cada modalidade garantem participação na maior competição estudantil do país, promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com apoio do Ministério do Esporte e Grupo Globo.